Menu

Developed in conjunction with Ext-Joom.com


  

LOGO FENAGRA 2013 transparente

 

FENAGRA rumo à 10ª edição

Em 2015, ano em que completará 10 anos, a feira virá com novidades, dentre elas, o local onde será realizada: o Centro de Eventos Pereira Alvim, na cidade de Ribeirão Preto (SP), oferecendo uma infraestrutura ainda melhor para expositores e visitantes

A feira voltada para o setor de reciclagem de produtos de origem animal, que se diferencia por ter perfil técnico, se consagra como plataforma de negócios e tendências para o segmento. Organizada e promovida pela Editora Stilo, a cada edição, melhorias são pensadas e executadas. O próprio crescimento do evento exige mudanças em sua infraestrutura. Neste ano, mais uma vez o espaço Via Appia Eventos, em Valinhos (SP) sediou a FENAGRA, que teve um aumento na área de ocupação de 62% e pela primeira vez contou com a exposição de equipamentos em uma área externa, reservada para que os visitantes pudessem conferir pessoalmente as novas tecnologias empregadas e as soluções oferecidas em extrusoras, resfriadores, secadores e demais equipamentos utilizados pelas graxarias.

A FENAGRA tem a participação dos principais fornecedores de tecnologias, maquinários e matérias-primas para as indústrias de ração animal, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, biodiesel, entre outras.

O evento também sediou o XIII Congresso Brasil Rendering, realizado pelo SINCOBESP – Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de SubProdutos de Origem Animal, que abordou a qualidade e inovação do setor. O presidente da associação, Gustavo Razzo Neto, ressaltou a possibilidade dos presentes desfrutarem em um único espaço de conhecimento, tecnologia e inovação.

Demonstrando preocupação com o futuro e a evolução da atividade, o Congresso reuniu temas ligados ao meio ambiente, qualidade e inovação. Um dos pontos alto foi o painel que reuniu os órgãos ambientais. Representantes da CETESB-SP, FEAM - MG, FATMA-SC,FEPAM-RS e EMBRAPA mostram um pouco da realidade de cada região, com destaque para o trabalho desenvolvido em São Paulo, que lançou um modelo de organização ambiental para as graxarias, a partir da criação de uma Câmara Ambiental.
Outro momento significativo para o evento foi o painel que reuniu o WRO (Organização Mundial de Rendering), ALAPRE (Associação Latinoamericana de Plantas de Rendimento), ABRA (Associação Brasileira de Graxaria) e o SINCOBESP. Depois de muitas considerações, nasceu a proposta de um alinhamento entre as entidades, o que certamente deverá contribuir para a evolução da categoria.

As palestras versaram sobre a questão da qualidade, com o Ministério da Agricultura; a visão do SINCOBESP sobre as necessidades do setor produtivo de ração em relação ao que ele precisa que o setor de graxaria produza; questões de boas práticas de produção; a visão da entidade sindical e o papel do Sindicato e da Associação; informações sobre inovações no Brasil e na Alemanha e finalmente as novidades em biodiesel e compostagem.

Em paralelo à FENAGRA também aconteceu a 4ª EXPO PET FOOD, apresentando as principais tendências e novidades para o setor de nutrição animal, além do Congresso Internacional e o Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, ambos organizados pelo CBNA – Colégio Brasileiro de Nutrição Animal.

Com o crescimento do evento e a exposição de maquinários, surgiu a necessidade de mudar o local da sua realização e após duas edições em Valinhos (SP), a FENAGRA acontecerá em 2015 na cidade de Ribeirão Preto (SP), no Centro de Eventos Pereira Alvim, um novo espaço de 6 mil metros, que oferecerá uma maior e melhor infraestrutura aos expositores e visitantes. Além disso, há facilidades como, por exemplo a oferta de hotéis na mesma avenida onde está o pavilhão, as várias opções de restaurantes e churrascarias entorno dali e o fato do aeroporto internacional Lopes Leite, que opera com voos diários de companhias como Gol, TAM e Azul estar a apenas 7 km do Centro de Eventos Pereira Alvim. E, para quem quiser realizar um happy hour após a feira, ali mesmo no pavilhão, contaremos com o patrocínio do famoso chope da região, o Pinguim.

O evento será realizado entre os dias 25 e 26 de Março de 2015 e com um ano de antecedência cerca de 75% dos stands já foram vendidos. Não perca a 10ª edição da FENAGRA!

 


A opinião de quem participou da FENAGRA 2014

 

ABOISSA
Prestes a completar 27 anos e considerada uma das principais empresas corretoras, com atuação expressiva em diversos segmentos, inclusive na área de farinhas e gorduras animais, a Aboissa que tem uma produção mensal estimada entre 35 a 50 mil toneladas, sendo 30% deste volume direcionado ao mercado internacional, está desde a primeira edição presente na FENAGRA. “Temos na feira um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios já que o público é bastante seleto e com poder de decisão. Retornamos das nossas participações sempre com inúmeros projetos que agregam valor ao nosso negócio e ao negócio dos nossos parceiros”, afirmou Munir Aboissa.

 

ABRA - Associação Brasileira de Reciclagem Animal
Mais uma vez presente na FENAGRA, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal aproveitou a ocasião em que o setor esteve reunido para destacar o importante trabalho da entidade em prol do segmento, com destaque para dois aspectos: o projeto de internacionalização das empresas brasileiras, promovendo a exportação por meio do convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), e também o trabalho para atingir o padrão de qualidade das farinhas e gorduras produzidas no Brasil. Com relação à FENAGRA, Vinícius de Oliveira, afirmou que a ABRA é grande incentivadora do evento, que permite reunir o setor para apresentar as novidades, trocar experiências e debater temas fundamentais para a cadeia da proteína animal.

ALAPRE - Associação Latinoamericana de Plantas de Rendimento
Vice-presidente de ALAPRE e diretor do Grupo BC, Alexandre Ferreira, falou durante a FENAGRA sobre os trabalhos da associação, fundada em 2013, que reúne processadores de subprodutos animais de 16 países da América Latina. “Em março deste ano aconteceu a nossa segunda convenção, que reuniu 200 participantes em Cartagena, na Colômbia, e foi interessante ver como o Brasil tem assumido uma situação de liderança e servido de exemplo para outros países. O trabalho realizado pelo SINCOBESP, pela ABRA e a criação de uma Câmara Ambiental tem despertado interesse de outros países, especialmente em virtude da questão relacionada ao controle de odores, um problema universal quando se fala em graxarias. Nesta convenção pudemos perceber que há uma grande chance de integração das empresas e dos países em busca de novas tecnologias e oportunidades para o setor”, contou Alexandre.

DUPPS DO BRASIL
“Este ano apresentamos aqui na FENAGRA a Dupps do Brasil, empresa brasileira com suas operações já iniciadas em São Paulo, a filial da Dupps EUA, que há 80 anos desenvolve equipamentos para processamento de subprodutos. Cerca de 70% das máquinas serão produzidas nacionalmente”, explicou o executivo Leandro Ferreira. “Investimos no Brasil, pois o país é a bola da vez no agronegócio, com um grande volume de exportação de carne. Estamos ansiosos e habilitados para fabricar nacionalmente, inclusive já produzimos a primeira prensa no país e agora apresentamos aqui na feira. Por falar em FENAGRA, ela cresce a cada ano, não só em números, mas em qualidade também. Destaco a excelente iniciativa em criar uma área que permitiu a exposição dos equipamentos. Trouxemos a nossa máquina e estamos muito satisfeitos. Nem mesmo em nossas participações no exterior havíamos tido essa possibilidade”, destacou o executivo Leandro.

 

DUX
Em sua segunda participação, a empresa DUX apresentou na FENAGRA uma nova linha de aditivos bioquímicos para tratamento de efluentes e resíduos orgânicos, como a tecnologia BioStreme, que consiste em um concentração de micronutrientes que degrada gorduras e resíduos orgânicos sem solventes agressivos ou produtos químicos corrosivos. A BioStreme utiliza processos naturais para livrar os locais de óleos e resíduos, além de eliminar os maus cheiros. “A partir da nossa participação na FENAGRA, em 2013, obtivemos uma reviravolta nos negócios e expandimos a nossa atuação, que se restringia ao setor farmacêutico e um pouco no alimentício. Atendíamos apenas uma graxaria, agora além de conquistarmos novos clientes no Brasil, expandimos os nossos negócios para países como Paraguai, Bolívia e Peru. Por essas razões e por acreditarmos no retorno da feira está garantida a nossa participação em 2015!”, afirmou o executivo, Márcio Del Col.

 

FALCON ADITIVOS
Em 2013, a Nutract vendeu a sua divisão de aditivos para um fundo de investimentos e criou a Falcon Aditivos, o que exigiu muito trabalho no último ano, já que representou um período de transição e adaptações. Em uma nova fase, a empresa agora busca ações para fixar a marca, estreitar relacionamentos e conquistar novos clientes, objetivos estes que levaram-na a investir na FENAGRA. “O evento é sucesso garantido. Falo com propriedade já que participo desde a sua primeira edição, quando fazia parte da equipe da Nutract. Aposto na concepção da feira e a cada ano tenho gratas surpresas, por isso, o investimento nesta edição foi ainda maior e caprichamos no stand para recepcionar da melhor maneira possível os nossos parceiros e futuros clientes”, confidenciou o executivo Mauricio Marcos Junior.

FLOTTWEG DO BRASIL
Pela primeira vez na FENAGRA, a subsidiária brasileira da alemã Flottweg Se, criada no país há dois anos, pretende alavancar os negócios no mercado de graxarias. “A participação na edição de 2014 da FENAGRA é muito importante para os negócios da Flottweg do Brasil, subsidiária da companhia alemã considerada uma das líderes mundiais no desenvolvimento e fabricação de centrífugas industriais com atuação em diversos segmentos. Desejamos entender melhor o mercado brasileiro, suas particularidades e necessidades, por isso nada melhor do que participar de um evento como este. Sabemos que se trata de um segmento de alta competitividade, mas também com ótimas oportunidades. Os nossos produtos são fabricados aqui no Brasil, com tecnologia e know-how alemão. Fornecemos soluções de alto valor agregado em tecnologia de separação para as indústrias, com foco no desempenho e qualidade”, observou Fernando Calha, diretor da companhia no Brasil.

GRATT
De Capinzal (SC), com filial em Sumaré (SP), para Campinas, mais uma vez a empresa Gratt esteve prestigiando a FENAGRA. Fabricante de decanters, centrífugas, flotadores, secadores e toda linha para tratamento de água e efluente, a empresa tem como proposta oferecer equipamentos eficientes e que ofereçam um excelente resultado para os clientes, seja na questão da recuperação de gordura animal ou relacionada ao tratamento dos efluentes. “Aqui na FENAGRA iniciam-se importantes contatos e vários deles tornam-se negócios, ou seja, a feira nos traz resultados e rentabilidade”, justificou Gilmir Pomerening, do departamento comercial.

GRUPO BC
Com sete unidades de negócios – de graxaria à fabricação de sabão –, o Grupo BC esteve em mais uma edição expondo na FENAGRA, evento que considera importante para a sua estratégia de negócios. “Temos a oportunidade de apresentar o nosso portfólio completo, encontrar clientes de várias partes do país e exterior, realizar novos contatos e conferir as tendências e novidades que estão sendo trabalhadas pelo mercado”, comentou Baltazar Castro, presidente do grupo, acrescentando sua análise sobre o mercado: “está bastante atípico, os preços em alta, há falta de matéria-prima, entre outras dificuldades, mas sou otimista e trabalhamos para superá-las. O resultado é que ano após ano a nossa empresa vem crescendo.”

HAARSLEV
Multinacional de origem dinamarquesa com mais de 43 anos de atuação e presente no Brasil há 15, a Haarslev disponibiliza avançadas tecnologias em seus sistemas e maquinários, como moinhos, secadores, evaporadores, digestores etc. “Buscamos novas tecnologias e acompanhamos a evolução no setor de graxarias. Aliás, hoje não podemos mais dizer que é um mercado de subprodutos, mas de co-produto, dada a importância e valorização que estas matérias-primas vêm obtendo. Em relação à feira só temos elogios. O evento foi excelente, o nosso stand ficou lotado, recebemos vários dos nossos clientes e iniciamos importantes contatos. É nítido o crescimento e fortalecimento da FENAGRA, parabéns a todos, organizados e participantes”, parabenizou Carlos Eduardo.

JULIAN
Há 34 anos oferecendo ao mercado de graxarias, prensas, digestores, trituradores e clarificadores, a Julian segue investindo em novas soluções e no aprimoramento dos seus maquinários, vários deles destacados na FENAGRA. O diretor da Julian, Pedro Valdomiro Julian, afirmou que esta edição esteve ainda melhor do que os anos anteriores. “Este ano edição da feira esteve espetacular. Consideramo-nas essencial para os nossos negócios.”

MARTEC
Com forte presença nas linhas de produção de farinhas de carne e ossos e também de rações pet, as peneiras, martelos, moinhos e demais itens desenvolvidos pelas empresas Martec e Marfuros acompanham a evolução do mercado e se modernizam para atender as novas demandas. Inclusive faz parte da estratégia do grupo realizar aquisições de empresas e assim disponibilizar aos clientes, produtos e serviços ainda mais completos, muitos deles levados à FENAGRA, feira que Salvador Grecco, diretor presidente do grupo participa desde o início. “A feira cresce a cada ano, temos orgulho de participar dela e sempre obtivemos retorno. Durante a feira não realizamos vendas, mas posteriormente recebemos contatos e concretizamos importantes negócios.”

 

PERMECAR
Em constante aprimoramento tecnológico, a Permecar oferece desde 1974, chapas perfuradas, peneiras de pré-limpeza, chapas expandidas, canecas para elevadores, martelos, eixos e separadores para moinhos. “Investimos constantemente em matéria-prima, tecnologia e nos processos de produção com o objetivo de não apenas acompanharmos as necessidades atuais do mercado, como também, nos anteciparmos às demandas”, afirmou Márcia Martin, do departamento de vendas.
Há seis anos expondo na FENAGRA, a Permecar mantém o seu investimento na feira, pois para a empresa ela representa uma importante “vitrine”, viabilizando negócios futuros. “Em todas as nossas participações obtivemos ótimos resultados. A feira é muito boa e neste ano, como está ainda maior, trouxe novos contatos”, declarou Márcia.

 

RECICLAGEM INDÚSTRIA
Localizada em Mato Grosso, a Reciclagem – empresa do grupo BC – vem obtendo um crescimento contínuo e gradativo desde que iniciou suas operações há mais de 20 anos. “Construímos uma indústria dentro dos padrões exigidos pelos Órgãos Ambientais e pelo Ministério da Agricultura, sendo empregada a mais alta tecnologia. Hoje, a nossa empresa não para de se modernizar e crescer, graças à Deus e ao grande trabalho realizado por minha equipe, que considero o nosso maior patrimônio. Embora exista alguma informalidade no mercado brasileiro de reciclagem de subproduto animal é visível que ele vem amadurecendo e há potencial para novos negócios”, contou o executivo, Adelino Leite.
A Reciclagem, que processa diariamente cerca de 400 toneladas de subprodutos, recebe constantes investimentos e planeja iniciar ainda neste ano a exportação. “O mercado interno continuará sendo a nossa prioridade, mas acredito que chegou o momento de alçarmos novos voos e conquistarmos também o mercado externo”, afirmou Adelino, que proveito a ocasião para elogiar a qualidade da FENAGRA: “trata-se de um evento de fundamental importância para o nosso setor.”

THOR MÁQUINAS
Fabricante de prensas, processadores contínuos e demais equipamentos voltados à fabricação de farinhas e óleos, a Thor Máquinas tem na FENAGRA uma importante parceira de negócios, como afirmou na ocasião, Mauro Wager, executivo da empresa, que atua em todo o Brasil, em países da América Central, inclusive África. “O caráter internacional do evento vem ao encontro da nossa proposta em expandir a exportação, sem esquecer, é claro, de que é a principal feira do setor de graxarias, quem desejar estar neste mercado deve prestigiar o evento. Aproveito para parabenizar a organização, já que a FENAGRA está a cada edição mais bem organizada e com um excelente movimento”, destacou Mauro.

UNIAMERICA
Especializada na negociação de matérias-primas estratégicas entre a indústria de produção de óleos vegetais, oleoquímicos, químicos, petroquímicos e demais segmentos como o alimentício, tintas e vernizes, cosméticos, higiene e limpeza, rações animais e biocombustíveis, a UniAmerica está de volta como expositora da FENAGRA. “A feira vem representando um importante centro de negócios, que reúne profissionais do mundo todo e estimula o setor, que busca a profissionalização. Estamos aqui para apresentarmos nossas alternativas de negócios e os diferentes pacotes de serviços e produtos”, contou Carlos Eduardo Alexandre, presidente da empresa. 

 

 

 

 

Saiba com foi em 2013

8ª edição da Fenagra - Feira Internacional das Graxarias/Renderers

Desta vez, o do setor de Reciclagem de Resíduos de Origem Animal se reuniu na cidade de Campinas (SP). A novidade trouxe benefícios para expositores, congressistas e visitantes. 

No mundo dos negócios, inovação e flexibilidade são aspectos imprescindíveis para a evolução e a Editora Stilo partilha deste mesmo princípio em sua atuação, o que justifica as mudanças e adaptações pelas quais o seu evento técnico, FENAGRA - Feira Internacional das Graxarias vem se submetendo. A fim de aprimorá-lo e atender as reais necessidades do mercado a oitava edição foi realizada na cidade de Campinas (SP), que está a 92 km de distância de São Paulo. 

A região é o maior pólo tecnológico da América Latina, alia na atualidade diferentes competências e dinâmicas: cidade de serviços, de comércio tradicional, de produção agrícola, de geração de ciência e tecnologia. Campinas é considerada o terceiro maior centro industrial do país (atrás da região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro), gerando 3% do PIB brasileiro. E não são apenas estes atrativos que levaram o evento para a região. “Mais de cinquenta graxarias estão localizadas no interior de São Paulo, centenas de fábricas de ração animal estão situadas na proximidade de Campinas e na própria cidade, ou seja, o deslocamento para a feira além de economicamente ser mais atraente, favorece também a logística, o que certamente irá contribuir para um número maior de visitantes. 

Para quem necessitar hospedar-se na região, a rede hoteleira é extensa e os valores também mais baixos do que na cidade de São Paulo. Além disso, o pavilhão onde será realizada a feira – Via Appia Eventos – está apenas a 7 km do centro de Campinas e próximo dali há o Aeroporto Internacional de Viracopos – Campinas. 

A edição 2013 da FENAGRA foi realizada abril passado e mais uma vez além de reunir os principais fornecedores de tecnologias, novidades e tendências para as indústrias de ração animal, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, biodiesel, entre outros, sediou o 12° Congresso Internacional de Graxarias do SINCOBESP – Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Subprodutos de Origem Animal e da ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal; a 3ª Expo Pet Food, que trouxe os principais fornecedores de rações, equipamentos, embalagens, insumos e demais itens voltados à nutrição animal, além do V Congresso Internacional e o XII Simpósio sobre Nutrição de Animais de Estimação, estes dois últimos organizados pelo CBNA – Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. 

Informações poderão ser obtidas por meio do endereço eletrônico da Editora Stilo www.editorastilo.com.br ou no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

TV Stilo

You need Flash player 8+ and JavaScript enabled to view this video.
Fenagra 2014_parte01

Fenagra 2014_parte01

Fenagra 2014_parte02

Fenagra 2014_parte02

Fenagra 2014_parte03

Fenagra 2014_parte03

Fenagra 2014_parte04

Fenagra 2014_parte04

Fenagra 2014_parte05

Fenagra 2014_parte05

Fenagra 2014_parte06

Fenagra 2014_parte06

Patense - Campanha Institucional

Mesmo que você não perceba, nossos produtos estão mais presentes em sua vida do que você imagina.

Perspectivas para o mercado de ração animal | Bom dia Campo | Canal Rural 26.12.2012

Ariovaldo Zani: Perspectivas para o mercado de ração animal Programa: Bom Dia Campo (Canal Rural - MS - TV - 26/12/2012)

Doc Cargill sexta feira

cargill sexta feira

Entrevista Abinpet - Globo News - 03/05/2013

Mercado de animais de estimação do Brasil é o segundo maior no mundo

Fenagra 2012 Parte 01

Fenagra / Expo Pet Food 2012 São Paulo (SP) - Dias 08 e 09 de Maio

Fenagra 2012 Parte 03

Fenagra - Expo Pet Food 2012. São Paulo (SP) - Dias 08 e 09 de Maio.

Fenagra 2012 - Parte 04

Fenagra - Expo Pet Food 2012 São Paulo (SP) - 08 e 09 de Maio.

Editora

Revista Pet Food

Revista Graxaria

Revista Espuma

FENAGRA

EXPO PET FOOD

EXPO FEED

ABISA

Redes Sociais