5 maio, 2020
por Daniel Geraldes
122
1113

Abinpet lança 10ª edição do Manual Pet Food

Download gratuito está disponível no site da entidade. Critérios do Manual Pet Food atendem a padrões internacionais de qualidade

A Abinpet acaba de lançar a 10ª edição do Manual Pet Food, disponível para download no site da entidade.

O trabalho é editado em parceria com profissionais técnicos e acadêmicos, e fornece ao setor pet uma referência em qualidade e segurança na produção de alimentos para animais de estimação.

Os critérios do Manual Pet Food atendem a padrões internacionais de qualidade. A obra é composta por oito guias que exploram aspectos diversos para a indústria de alimento animal:

Guia nutricional para cães e gatos;
Guia nutricional para alimentos coadjuvantes, com informações sobre ingredientes e matérias-primas específicas para a fabricação de alimentos destinados, exclusivamente, a animais com distúrbios fisiológicos ou metabólicos;
Guia nutricional para peixes e aves de estimação;
Guia de identidade e qualidade, com definições de produtos, características de composição e qualidade;
Guia de matérias-primas, com padrões de identidade e qualidade, segurança biológica, química e física;
Guia de sustentabilidade, que aborda temas relacionados à conduta sustentável das empresas;
Guia de laboratórios, com diretrizes de amostragem, coleta, métodos analíticos e sistema de qualidade de gestão;
Guia de legislações, com as principais legislações relacionadas à pet food.

Sobre a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) representa a indústria Pet, que congrega os segmentos Pet Food (alimento e ingredientes), Pet Vet (medicamentos veterinários) e Pet Care (equipamentos, acessórios e produtos para higiene e beleza). A entidade fortalece o setor por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento de seus associados e também para aumentar a percepção de que os benefícios da relação entre seres humanos e animais de estimação se estendem a toda a sociedade.

A Abinpet desenvolveu a ferramenta de coleta de dados mais confiável do mercado: o Painel Pet, que é mantido atualizado por dados e informações enviados pelos integrantes do setor. Em 2018, o faturamento da Indústria Pet chegou aos R﹩ 20,3 bilhões. É cada vez maior a participação desse setor na economia nacional e, por isso, é parte relevante do agronegócio: cerca de 73,9% do faturamento é proveniente dos produtos para nutrição animal, cuja composição é 95% agropecuária, com ingredientes como milho, soja, arroz, trigo e carnes de aves, bovinos e peixes.

Todos os produtos da indústria de alimentos e medicamentos veterinários são fiscalizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Associação é referência técnica para o setor e publica há dez anos o Manual Pet Food Brasil, adotado pelas principais fabricantes de alimento como guia de boas práticas. O Manual contém informações sobre os padrões técnicos e de qualidade de matérias-primas, parâmetros nutricionais, metodologias analíticas aplicáveis e condições ideais de produção para garantir alimentos seguros aos mercados nacional e internacional. Sua atualização ocorre a cada dois anos, considerando o desenvolvimento do setor.

Mais informações:

imprensa@abinpet.org.br

Uma resposta para “Abinpet lança 10ª edição do Manual Pet Food”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »