27 jun, 2018
por Daniel Geraldes
54
7025

Agronegócio deve gerar uma elevação de 3,17% no PIB nacional em 2018

Estudo realizado pelo Cepea mostra que variação dos preços pode afetar resultados.

A pujança do agronegócio brasileiro para a economia é incontestável. Mesmo em períodos de crise e em um cenário conturbado, o setor conseguiu elevar o PIB nacional e não deverá ser diferente neste ano. Isso é o que aponta uma análise realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A previsão é de que em volume o setor cresça 3,17% em 2018. O impulso, no entanto, virá dos elos industriais, diante da relativa estabilidade prevista para o PIB-volume do segmento primário. Segundos dados do Cepea, o crescimento vem sendo observado desde o segundo semestre de 2017.

As estimativas também apontam uma perda de 7,6% nos preços relativos do agronegócio, indicando que os produtos do setor estão se desvalorizando frente à média da economia. Essa pressão, assim como ocorrido no último ano, acaba suprimindo a evolução significativa em volume de produção e, com isso, estima-se uma queda de 4,7% no PIB-renda anual do setor.

Entre os segmentos, a redução do PIB-renda é pressionada especialmente pelo primário, para o qual o recuo é estimado em 19,1%. A avaliação, no entanto, será reforçada pela perspectiva de aumento de preços de alguns produtos do agronegócio nos próximos meses, como o milho e a soja.

A variação é calculada a partir do comparativo de preços do primeiro trimestre dos dois anos. Com tal análise foi possível observar, segundo os pesquisadores, uma expressiva queda atrelada à alta dos preços. À medida que a comparação anual passe a incluir mais meses (nas próximas estimativas do PIB), avalia-se que a taxa negativa terá sua magnitude amenizada ou mesmo levemente revertida.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »