11 abr, 2018
por Daniel Geraldes
47
4268

Agronegócio segue mantendo o PIB nacional e controlando a inflação no País

Pecuária e agricultura somaram um crescimento superior a 12% no último ano.

No último ano o Produto Interno Bruto (PIB) teve um crescimento de 1% atribuído ao agronegócio, que mantendo a expansão do setor agrícola com uma crescente de 9,2%, somados aos 3,8% da pecuário, pôde controlar a inflação do ano.

A partir de pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP, Piracicaba/SP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA, Brasília/DF), foi possível notar um avanço de 7,6% no PIB-volume do agronegócio brasileiro no ano passado.

A expansão de renda, no entanto, não correspondeu ao aumento da produção. A baixa da média de preços reais de produtos do agronegócio acabou suprimindo a evolução significativa em volume produtivo e o PIB-renda do setor recuou 4,6% em 2017. Essa movimentação foi observada em todos os segmentos que compõe o setor.

O cenário, segundo pesquisadores do Cepea, refletiu a oferta recorde de produtos agropecuários. Produzindo mais a menores preços, o setor acabou favorecendo a economia, à medida que elevou a oferta, contribuindo com um maior abastecimento, com a geração de divisas e com o controle da inflação.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »