2 jun, 2017
por Daniel Geraldes
16
664

Agropecuária lidera alta no PIB do Brasil após este registrar oito quedas

Resultado positivo tira o País da pior recessão já identificada.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, Rio de Janeiro/RJ) divulgou nesta quinta-feira (01) que a economia brasileira voltou a crescer após oito trimestres seguidos de queda. Segundo a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca de La Rocque Pali, o avanço do PIB ocorreu sobre uma base bastante deprimida. “A gente está no mesmo patamar do final de 2010”, destacou.

Nos três primeiros meses de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1% em relação ao 4º trimestre do ano passado, com economia que totalizou R$ 1,595 trilhão. A agropecuária registrou a maior expansão em mais de 20 anos e foi destaque entre os setores calculados pelo IBGE, com salto de 13,4% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

A safra recorde de grãos ajudou a impulsionar o resultado. Foi o maior crescimento desde o 4º trimestre de 1996. “Apesar de a agropecuária pesar 5,5% no Valor Adicionado da economia [participação do setor no cálculo do PIB], os prognósticos de recorde de safra puxaram todas as taxas para cima”, avalia Rebeca.

Segundo o IBGE, soja, milho, arroz e fumo respondem, juntos, por cerca de 50% do peso da agropecuária do País. “Os quatro estão com uma estimativa muito boa para este ano. Principalmente o milho, que tem expectativa de aumento de 46,8%”, disse Rebeca.

Tecnicamente, o resultado tira o Brasil da recessão após dois anos. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Em 2015 e 2016, a atividade econômica havia encolhido 3,8% e 3,6%, confirmando a pior recessão da história do País.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...