24 jun, 2020
por Daniel Geraldes
116
2750

Alta no preço da soja preocupa indústrias

Segundo o Cepea, valorização cambial na terceira semana do mês de junho aqueceu a demanda externa pelo grão.

O contínuo aquecimento da demanda externa pela soja brasileira, somado ao atual cenário mundial frente ao coronavírus, têm gerado uma alta nos preços da soja, o que preocupa indústrias nacionais quanto ao abastecimento no segundo semestre. Informação foi divulgada pelo Centro de Pesquisas Econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea).

De acordo com pesquisadores do Centro de Pesquisas, a expressiva valorização cambial na terceira semana do mês de junho aqueceu a demanda externa pela soja brasileira, o que elevou a liquidez doméstica. Ambiente que, atrelado ao baixo excedente interno, impulsionou os preços da soja em território nacional nos últimos dias.

Consumo 
Também foi levantado pelo Cepea que havia uma incerteza quanto ao consumo de farelo e óleo do grão no início da pandemia, procura que posteriormente se mostrou firme, tanto pelo mercado interno, quanto pelo externo, especialmente pelo farelo.

Exportação x mercado interno 
“Agora, com o câmbio ainda elevado, indústrias, principalmente as do Sudeste do Brasil, preferem exportar o derivado ao invés de vendê-lo no mercado interno, fazendo com que uma parte dos consumidores brasileiros de farelo tenha dificuldades em se abastecer”, afirmam o Cepea, em texto publicado no dia 22 de junho.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »