24 abr, 2018
por Daniel Geraldes
47
9057

Após embargo de 20 frigoríficos, piscicultura também sofre com restrições da UE

Presidente da Abipesca afirma que setor não descumpriu regras de exportação.

Na última sexta-feira (20) a União Europeia recomendou que, além do embargo das 20 plantas fornecedoras, em sua maioria, de carne de frango, as indústrias processadoras de pescado brasileira também tivessem suas exportações suspensas. A alegação é de problemas sanitários.

Em recente auditoria feita no País por técnicos europeus constatou, segundo eles, “sérias deficiências no controle da produção primária e na infraestrutura e higiene dos estabelecimentos”. A porta-voz da divisão de Saúde, Segurança dos Alimentos e Energia da UE, Anca Paduraru, lembra que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF) suspendeu desde o último dia 03 de janeiro a certificação de plantas de pescado para exportação ao bloco. Mesmo assim, ressalta que, denúncias chegaram à Comissão Europeia informando que remessas de pescado continuaram sendo enviadas.

“Considerando que os produtos da pesca podem constituir um risco para a saúde pública, é adequado retirar todos os estabelecimentos da lista de fornecedores de produtos destinados ao consumo humano”, adverte o documento enviado pela comissão.

O comunicado também aponta que, somente em 2017, o Brasil exportou 6,5 mil toneladas de pescados para os europeus. O que, segundo eles, representa menos de 0,2% das importações da UE de produtos da pesca, destacando que o Brasil é um pequeno exportador de produtos pesqueiros para os europeus.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca, São Paulo/SP), Eduardo Lobo, destaca não ter motivos para tal bloqueio: “Não há razão sanitária alguma para a UE barrar nossas plantas de pescado, como está fazendo com o frango. Nosso setor nunca esteve sub judice e nem descumpriu regras do mercado internacional”.

Fonte: Valor Econômico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »