12 jun, 2019
por Daniel Geraldes
79
214

Balanço Final CBNA Pet 2019

II Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos e Congresso CBNA Pet têm recorde de público.

Em eventos promovidos pelo CBNA, paralelamente a Fenagra, pesquisadores e profissionais debateram dietas de cães e gatos e seus impactos na saúde dos animais.

Cerca de 20 palestras, apresentação oral de seis trabalhos científicos,17 empresas parceiras, palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Argentina e Bélgica, participantes de países da América Latina e dois eventos em três dias. Estes são apenas alguns dos números dos encontros II Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos e XVIII Congresso CBNA Pet, realizados pelo CBNA, Colégio Brasileiro de Nutrição Animal, paralelamente a Fenagra, organizada pela Editora Stilo, em Campinas, no interior de São Paulo.

Logo no primeiro dia, a presença do público surpreendeu os organizadores, afirmou o professor da Unesp – Campus de Jaboticabal e presidente da Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutriPet), que organizou o programa científico do encontro, Aulus Carciofi. “A sala está lotada já no primeiro dia de programação pré-evento”. Os eventos tiveram a participação de cerca de 500 congressistas, entre médicos veterinários, zootecnistas, pesquisadores e profissionais das principais empresas com operação no país, o que significa um novo recorde de público dos eventos.

O objetivo foi promover um debate sobre as mais importantes tendências em nutrição e nutrologia de animais de companhia, um dos segmentos que vem crescendo na medicina veterinária, afirmou o professor durante a abertura do encontro.

Durante os debates, o professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Ricardo Souza Vasconcellos, destacou que animais obesos têm uma necessidade calórica muito baixa, causando riscos de deficiência nutricional. “Esta é uma informação importante para a indústria que formula alimentos coadjuvantes para esta situação, pois estes animais demandam uma concentração maior de aminoácidos, vitaminas e minerais”, defendeu o especialista.

A médica veterinária Alessandra Vargas apresentou sua experiência no emagrecimento e controle glicêmico de gatos obesos reforçando o conhecimento das vias metabólicas relacionadas com a obesidade e o diabetes mellitus. “É importante combinar uma dieta adequada com a correta produção de insulina para a reserva de diabetes do gato”, disse Alessandra.

Professora de medicina veterinária da Universidade de Brasília (UnB), Christine Martins também participou dos debates e mostrou os pontos fisiológicos específicos do felino e sua relação com doenças e consumo proteico. Ela ressaltou as diversas funções da proteína, suas singularidades metabólicas e sua importância na doença e na saúde dos felinos.

A próxima edição dos eventos Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos e Congresso CBNA Pet será dias 13 e 14 de maio de 2020, em Campinas, no interior de São Paulo. Simultaneamente a estes encontros, o CBNA também vai realizar o IV Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura.

 

XVIII Congresso CBNA Pet: Café com Ciência abriu último dia de evento
Exposição de trabalhos científicos, bate-papo com pesquisadores em um café da manhã que reuniu os participantes marcaram a programação.

Um dos pontos altos do Congresso CBNA Pet, o Café com Ciência abriu a programação científica do evento. No último dia, o café da manhã foi com pesquisadores de algumas das mais importantes instituições do Brasil.

Durante uma hora, os congressistas puderam participar da exposição de trabalhos científicos na área de nutrição de cães e gatos e conversar com seus autores. Esta iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção acadêmica e contribuir com a divulgação das mais recentes pesquisas nas áreas.

Os trabalhos expostos são submetidos a avaliação de uma comissão científica, que neste ano recebeu a inscrição de cerca de 45 estudos de todo o país. Os ter trabalhos mais avaliados foram apresentados oralmente nesta tarde e serão premiados no encerramento do evento.

O XVIII Congresso CBNA Pet é uma realização do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal com o apoio cientifico da SBNutriPet (Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »