11 set, 2019
por Daniel Geraldes
93
8329

Brasil deve atingir novo recorde com safra de grãos

Produção de 2018/2019 teve acréscimo de 6,4% em comparação com ano anterior.

Com previsão de recorde para a safra de grão 2018/2019, o Brasil deve encerrar o atual período com 242,1 milhões de toneladas de grãos, que de acordo com estimativa divulgada pela Companhia Nacional de abastecimento (Conab), no dia 9 de setembro, o crescimento será de 6,4%, comparado com a safra anterior. O número é impulsionado pelas culturas de algodão e milho.

Para o algodão, a pesquisa revelou um crescimento de 35,9% na produção, com volume estimado de 4,1 milhões de toneladas do caroço e 2,7 milhões de toneladas em pluma.  A taxa de câmbio e a evolução dos preços, são alguns dos motivos para a crescente, assim como a expansão da produção nos estados da Bahia e Mato Grosso.  A exportação da pluma também deve superar a do ano passado em mais de 50%, alcançando pela primeira vez a marca de 1,5 milhão de toneladas.

No caso da safra do milho, o total chegou a quase 100 milhões de toneladas. Houve aumento na segunda safra, com crescimento de 36,9% e previsão de produção recorde de 73,8 milhões de toneladas, e queda na primeira safra, com 26,2 milhões de t, 2,3% menor que a anterior.

Já o feijão, apresentou bons resultados apenas na segunda e terceira safras, com aumento de 6,3% e 21,2% respectivamente. Mas não foi suficiente para garantir aumento no número total, que fechou 3% abaixo do ano anterior, com cerca de 3 milhões de toneladas nas três safras. No caso do arroz, a produção de 10,4 milhões de toneladas é 13,4% menor que a obtida em 2017/18, devido à redução de área e produtividade ocorridas nos principais estados produtores.

A soja também sofreu redução de 3,6% na produção, atingindo 115 milhões de toneladas. Houve, contudo, o crescimento na área de plantio em 2,1%. Com o fim da colheita próximo, e mesmo com o decréscimo no percentual, essa se consolida como a segunda maior produção de soja na série histórica da Conab.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »