4 dez, 2019
por Daniel Geraldes
100
225

Brasil e Alemanha firmam acordo agro sustentável

Tratativa prevê um aporte financeiro de 81,9 milhões de euros do governo alemão.

Para incentivar o desenvolvimento sustentável, os governos do Brasil e da Alemanha firmaram acordos de cooperação técnica e financeira. O encontro dos representantes ocorreu entre os dias 27 e 29 de novembro, no Ministério Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), em Bonn.

A tratativa firmada prevê um aporte financeiro de 81,9 milhões de euros do governo alemão, com 40,4 milhões dessa quantia para projetos vinculados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). De acordo com o MAPA, o valor será direcionado à bioeconomia, proteção florestal, recuperação ambiental e reflorestamentos em pequenas propriedades rurais na Mata Atlântica, inovação nas cadeias produtivas da agropecuária na Amazônia e implementação do Cadastro Ambiental Rural.

As negociações sobre a cooperação bilateral ocorrem a cada dois anos e de acordo com o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Flávio Bettarello, tais reuniões não são focadas apenas na arrecadação de recursos financeiros e na cooperação técnica que o governo alemão disponibiliza a diversas entidades brasileiras, mas para o alinhamento da visão sobre como os países podem trabalhar juntos.

Durante as reuniões, foi destacado pelo Brasil a necessidade de que a ações tenham como pilar fundamental a sustentabilidade e a bioeconomia.  Segundo a Agência Brasileira de Cooperação, há mais de 50 anos os dois países têm trabalhado em conjunto para o desenvolvimento sustentável. A Alemanha é um importante parceiro no fomento de políticas públicas e iniciativas de cooperação nas áreas de proteção e uso sustentável das florestas tropicais e energias renováveis e eficiência energética.

A delegação brasileira, chefiada pelo embaixador e diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Ruy Pereira, foi integrada pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA, Fernando Schwanke, pelo secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Flávio Bettarello, e representantes dos ministérios do Meio Ambiente, da Justiça e Segurança Pública, da Economia, do Público Federal (MPF), Banco Central e Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »