3 ago, 2018
por Daniel Geraldes
54
4617

Brasil no centro da demanda mundial de alimentos será um dos temas do Congresso da Abag e B3

Projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) sobre o aumento da produção de alimentos até 2027 colocam o Brasil na liderança, com uma expansão esperada de 69% para a agropecuária nacional nesse período de dez anos.

Em seguida, aparecem Argentina, de onde se espera um crescimento de 44%; Rússia, com 34%; Índia com 28%; Austrália 22% de aumento e, por fim, Estados Unidos 12%. Este será um dos temas debatidos durante o 17º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Abag e B3, que será realizado no dia seis de agosto, próxima segunda-feira, em São Paulo.

Tais projeções futuras combinam com os dados consolidados pela Organização Mundial do Comércio (OMC), com base em uma série histórica da balança comercial de produtos agropecuário dos maiores produtores mundiais.

Na análise do período 1990 a 2016, o Brasil ampliou seu superávit em nove vezes, a Argentina em cinco e os EUA teve queda de nove vezes. Na Ásia, a China passou de um excedente de US$ 2 bilhões para um déficit de US$ 80 bilhões.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E COMPETÊNCIA DO PRODUTOR

“Todo esse desempenho exuberante, exibido pelo agro brasileiro ao longo dos anos, foi conseguido com base em ciência, tecnologia e competência do produtor, que tem um índice de subsídio que varia de 3% a 5%, contra uma média de 10% nos EUA, 15% na China, 20% na União Europeia e 30% na Indonésia”, detalha Luiz Carlos Corrêa Carvalho, mais conhecido como Caio Carvalho, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e presidente da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura.

CONGRESSO

Carvalho vai comandar o Congresso Brasileiro do Agronegócio na próxima segunda-feira, dia 6 de agosto, em São Paulo, cujo tema é “Exportar para Sustentar”.

Organizado também pela B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, o evento – que tem o apoio da Revista A Lavoura/SNA – contará com a participação de mais de 800 inscritos do Brasil e do exterior, com representantes da cadeia do agro nacional e internacional.

Para informações dos painéis de debate que serão realizados durante o Congresso, acesse www.sna.agr.br/?p=68661.

Fonte: SNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »