10 ago, 2018
por Daniel Geraldes
54
6908

Campanha contra aftosa tem resultado positivo

Parcial mostra 97,32% do rebanho nacional imunizado na primeira fase.

A primeira fase da campanha de vacinação contra febre aftosa que ocorreu no mês de maio, imunizou 97,32% do rebanho estimado, que foi de 195,75 milhões entre búfalos e bovinos. O dado preliminar foi apresentado pela Divisão de Febre Aftosa (DIFA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Neste ano a campanha foi prorrogada por 15 dias devido à greve dos caminhoneiros, que poderia prejudicar o envio do produto até às propriedades, em 20 Estados e no Distrito Federal. Até o momento quase todas as federações já fizeram o envio dos relatórios.

Já a segunda deve iniciar, na maioria dos Estados, no mês de novembro. A indicação serve para os produtores de todo o País, com exceção apenas de Santa Catarina, que é livre da febre aftosa sem vacinação. A dose da vacina, nessa próxima etapa, vai continuar contendo o volume de 5 ml.

Com o Programa Nacional de Erradicação da Febre a partir de novembro do ano que vem, se forem cumpridas todas as ações previstas, terá início a suspensão gradual da vacinação obrigatória no Acre, Rondônia, parte do Amazonas e do Mato Grosso. A previsão é de que até o segundo semestre de 2023 seja realizada a retirada completa da vacinação.

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »