18 dez, 2019
por Daniel Geraldes
101
10252

Celebrando conquistas, comemorando marcas e preparando o futuro

Presente no mercado há 15 anos, a Falcon Aditivos traz inovações para a preservação de matérias primas e rações e celebra os resultados obtidos nos últimos anos.

Prestes a completar 15 anos, a Qualimix Nutrição Animal está num turbilhão de novidades, inovações e consolidação. Com seu principal braço industrial, a Falcon Aditivos, empresa 100% brasileira e referência no segmento, está com sua marca toda remodelada, mais imponente e alinhada com as novas tendências de mercado, sem falar nos novos produtos e serviços que estão oferecendo. Seus últimos anos têm sido de muitas mudanças, quebra de paradigmas e, sobretudo, consolidação de uma posição de destaque no cenário Nacional.

Os inícios das comemorações dessa importante data terá também a estreia nas redes sociais, consolidação de parcerias internacionais e, não poderíamos deixar de citar, o já tradicional maior e mais centralizado stand na principal feira do setor – FENAGRA 2020. “Nossos clientes e parceiros nos cobram todos os anos: Esse ano continuam sendo a “atração principal da FENAGRA, né?”, brinca o CEO do Grupo, o Engenheiro Químico Nixon Scherer. Numa entrevista descontraída e cheia de novidades, se conseguiu entender bastante essa euforia. Nos últimos 2 anos, visando garantir na excelência a qualidade, a empresa investiu muito nas áreas de laboratório, logística, tecnologia e na aplicação de seus produtos.

Mas esse sucesso no negócio não é gratuito. Antecipando as dificuldades que seriam enfrentadas pelo mercado nos anos de 2017 e 2018, Nixon apostou no desenvolvimento de novas estratégias, realizando investimentos e garantindo assim, não só a posição da empresa no mercado, como a ampliação no volume de clientes atendidos, em meio a um cenário mais desafiador. Seu perfil arrojado e perspicácia mantiveram a equipe sempre alinhada e motivada para os momentos de dificuldade e, nessa onda positiva do setor, acabam por colher os frutos que viriam.

Com matriz instalada em Campo Grande (MS) em uma área de aproximadamente 6.000m² e filiais nos estados de Santa Catarina e Tocantins, ainda em 2017 a empresa investiu na realização de parceria com laboratórios credenciados, passando a monitorar os resultados encontrados na aplicação de seus aditivos em âmbito nacional e também a oferecer laboratório de serviços ao cliente. Atualmente, são realizadas análises em 95% das farinhas e rações dosadas com seus aditivos. Os resultados obtidos são monitorados pela área técnica, para identificar anomalias e necessidade de melhorias, agregando mais uma forma no controle de dosagens e garantia de qualidade nas produtos finais.

“Estamos crescendo, mas não a qualquer custo”. Essa frase foi forte e muito pontuada. Ao mostrar todos os certificados, alvarás, licenças e contratos, o CEO da Falcon Aditivos referenda aquilo que o mercado já reconhece ao falar nessa empresa. Respeito ao meio ambiente, legislações trabalhista, fiscais e tributárias, e nas melhores práticas de compliance, mostramos ao mercado nacional e internacional que possuem uma companhia que não se exime de responsabilidade e exalta as melhores práticas de mercado.

Em meados de 2017, a Falcon Aditivos apostou também na área de tecnologia. Com o desenvolvimento de um setor voltado para monitoramento dos sistemas de dosagens através de telemetria – sistema que garante a visualização e armazenamento de dados dos equipamentos instalados nas unidades com sistemas de dosagem da Falcon Aditivos. Nele, o cliente consegue ver em tempo real o que acontece na sua unidade industrial. Através de uma interface de fácil uso e objetiva, o sistema permite também que o supervisor da unidade realize a verificação do funcionamento do sistema de dosagem e alarmes, 24h por dia.

“Queremos trazer sempre novidades e produtos competitivos que façam a diferença para o cliente”. Com essa frase olhando para o mercado, o Gerente Geral de Operações Cinoê Scherer, empodera os movimentos do mercado e se diz convencido que trilham um caminho coerente. No ano de 2019 visitou todas as principais feiras mundiais, participou de workshops e rodadas de negócios com os principais players do mercado e saiu com a nítida impressão das movimentações do mercado. “Com o tamanho de nosso Brasil e a vocação do agronegócio, somos sondados perenemente por grupos americanos, europeus e asiáticos. Eles querem se alinhar a um grupo forte, conhecido e ágil – está aí nosso grande predicado: agilidade. Em todas as visitas de negócios somos parabenizados por isso”, arremata com um orgulho aparente.

Considerando o aumento nos volumes de fornecimento e visando a manutenção de pontualidade na entrega de seus aditivos, o site da empresa passou no final do ano passado, por uma modernização completa, com sistemas de gerenciamento e produção com a menor interferência humana possível, buscando maior velocidade e alta performance de qualidade. “Com índices maravilhosos e se preparando para certificações internacionais, não havia outra forme de nos movimentarmos a não ser em ter nosso site mais voltado para a indústria 4.0”, ressalta Cinoe, ao mostrar, na tela de seu computador, as suas linhas produzindo em tempo real.

Foram implementadas reuniões trimestrais de reciclagem de treinamento de seus colaboradores e encontros de fechamento com as área corporativas dos clientes onde se discutem dosagens, desafios e inovações. Através de dados coletados pela equipe de campo, foi constatada a necessidade de treinamento dos supervisores e operadores das unidades, com foco tanto em operação do sistema de dosagem como em Boas Práticas de Fabricação. “Ah, e agora estamos nas redes sociais. Foi difícil, mas lá estamos” descontrai o gerente, ao mostrar, em seu smartphone, as plataformas que estão inseridos.

A promessa da Falcon Aditivos é lançar 3 grandes produtos em parceria com empresas de fora do País que farão grande diferença em sua aplicabilidade. “Temos que tropicalizar os produtos antes de colocarmos no nosso mercado e isso leva tempo, bem como fazer nosso público entender a aplicação. Num momento delicado da economia, inovações são vistas com desconfiança e, nesse momento, é onde conseguimos mostrar a diferença”, finalizando nossa entrevista, enfatiza a Controller Jéssica Barbosa.

A Falcon Aditivos estará presente na FENAGRA 2020 com seu imponente stand, realizando sua convenção anual de vendas e encontro técnico de intercâmbio. O evento será paralelo a feira e contará com toda a qualificada equipe do território nacional e dos países vizinhos que contam com distribuição de seus produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »