13 jun, 2017
por Daniel Geraldes
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Evolução do setor de vendas!

Com toda a tecnologia disponível atualmente, nossa comunicação está mais eficiente e rápida, mudando os hábitos das pessoas, notamos que as pessoas conversam menos, se encontram menos e a cada dia, se comunicam mais pelas redes sociais e isso não tem volta, pelo contrário, a cada dia com mais intensidade.

Essa mudança de comunicação, também traz grandes problemas ás empresas, porque funcionários acabam entrando nas redes em horários de trabalho, mas também trouxe inúmeros benefícios, como a rapidez, economia, facilidade de comunicarmos com todos os departamentos e setores das empresas, com clientes, fornecedores e principalmente com os vendedores e representantes comerciais. Temos até a possibilidade de comunicação em vídeo, que permite um contato visual, onde até uma certa “fiscalização”, do representante ou colaborador externo pode ser executado, isso melhorou muito para supervisores e gerentes, para poder monitorar os trabalhos de vendas e também de setores como logística, atendimento ao cliente, entre outros.

A pergunta que veio em minha mente e que está me intrigando é a seguinte:

“Com toda essa tecnologia disponível, ainda precisamos de vendedores externos, representantes comerciais se deslocando até o cliente”?

A pergunta se torna pertinente, por vários fatores, como:

– Catálogos podem ser enviados via internet (e-mail, WhatsApp, face book, etc)

– Informações da empresa, estão muito fáceis de obter no site e outros meios via internet (receita federal, estadual, etc)

– Teremos mais eficiência de contatos, já que o comprador irá abrir seu e-mail, WhatsApp, para verificar as mensagens, podendo ser mais eficiente do que uma visita, por exemplo, onde o comprador pode se recusar a receber o vendedor.

– Menor custo, já que o vendedor não necessita deslocar-se até o cliente, além de custos de estrada (combustível, pedágio, desgaste de veículo, etc.), temos ainda o custo de visitas (número de contatos diários/vendedor).

– Rapidez de contato, pois enquanto o vendedor de hoje, perde horas na estrada se deslocando de lá para cá, pode estar contatando mais clientes.

– Melhoria da segurança, porque o vendedor não necessitará mais viajar tanto, diminuindo os riscos de estrada.

Enfim, podemos enumerar outras vantagens para se montar um sistema de vendas diferente do atual, assim como temos os e-comerce, podemos ter um sistema de vendas diferente, novo, atual e por que não dizer inovador.

Temos que lembrar também dos problemas desse sistema, como por exemplo: o cliente facilmente pode dizer não, pois não está na presença do vendedor ou representante o que torna mais fácil encontrar objeções para não comprar. Dificuldade de demonstrar produtos ao cliente ou ainda de levar uma pequena amostra, para que fatores sensoriais sejam observados, como, cheiro, paladar, textura, etc. Também perdemos em relacionamento, já que os contatos pessoais serão diminuídos e sabemos que um grande fator de sucesso das vendas, vem de bons relacionamentos com nossos clientes.

Cabe a cada empresa definir quais padrões deseja na sua atuação de vendas, trouxemos esse assunto para uma reflexão, porque realmente as coisas estão mudando a uma velocidade incrível e se não observarmos essas mudanças, poderemos nos tornar cases de insucesso, por não acompanharmos as mudanças, algo como aconteceu com a Olivette, que não observou as mudanças de hábitos das pessoas e a introdução da tecnologia do computador e continuou querendo vender maquinas de escrever.

Espero ter contribuído, boas vendas a todos!

 

 

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