5 dez, 2020
por Daniel Geraldes
140
167

Formulação de Alimentos PET

”FORMULAÇÃO DE ALIMENTOS PARA PET”
UMA VISÃO PRÁTICA DE CUSTOS/CATEGORIA

Zootecnista Glaucio Magalhães
Diretor técnico GMG consultoria & Cursos

O momento atual de pandemia tem mostrado que os cuidados com a alimentação dos animais de estimação estão sendo modificados, sendo que, com tais mudanças os produtos de melhor qualidade e\ou do segmento premium tem se destacado, principalmente aqueles que atendem ao segmento de cães e gatos de raças pequenas que vivem dentro de casa. Ingredientes nobres e aditivos zootécnicos como os que auxiliam na imunidade e melhoria da qualidade de vida tem sido as preferências dos tutores na escolha de alimentos para seus PETs.

Vivendo em momento distinto, as matérias primas para formulação destes alimentos tem aumentado expressivamente seu preço, tornando-se muitas vezes escassos devido ao aumento do dólar e à exportação de commodities relacionadas a nutrição animal. Os ingredientes alternativos também acompanham os aumentos de preço da soja no mercado, responsável, por sua vez, pelos aumentos de preços de várias fontes proteicas, inclusive as de origem animal.

Já o milho dita o aumento de preço das fontes energéticas, o que tem sido agravado pela produção de etanol de milho. A ampliação dessa nova matriz energética está gerando um novo ingrediente ou coproduto, que pelas suas características tem sido utilizado em todas as espécies animais no Brasil.

Sob esse cenário exige-se alta e contínua eficiência na aquisição de matérias primas pelos fabricantes, integradoras e produtores autônomos. O gerente, responsável ou mesmo um departamento de compras precisará estar antenado e com estreito relacionamento com os fornecedores, e, ademais, muito bem alinhado com o departamento técnico de formulação na missão de buscarem todos os dias alternativas para manutenção de preços e qualidade dos produtos finais.

A formulação tem um grande impacto no valor e preço dos alimentos. Portanto, neste momento, a avaliação de custos x nutrientes digestíveis deve ser a prioridade, com aumento da investigação por meio de laboratórios específicos e ou aquisição de equipamentos mais eficientes e ágeis nos subsídios das composições bromatológicas. Dessa forma é possível obter maior exatidão nas misturas, menores taxas de desperdícios de nutrientes em razão de excesso, prevenir das ocorrências de deficiências e conceder maior repetibilidade no monitoramento, mantendo-se o padrão de qualidade acordado com o cliente, ofertando dietas c om maior segurança e alinhamento ético ao mercado.

A formulação tem um grande impacto no valor e preço dos alimentos. Portanto, neste momento, a avaliação de custos x nutrientes digestíveis deve ser a prioridade, com aumento da investigação por meio de laboratórios específicos e ou aquisição de equipamentos mais eficientes e ágeis nos subsídios das composições bromatológicas. Dessa forma é possível obter maior exatidão nas misturas, menores taxas de desperdícios de nutrientes em razão de excesso, prevenir das ocorrências de deficiências e conceder maior repetibilidade no monitoramento, mantendo-se o padrão de qualidade acordado com o cliente, ofertando dietas com maior segurança e alinhamento ético ao mercado.

Em termos de gestão, o empresário, neste novo cenário, deve se precaver por meio do da elevação da capacidade de estocagem de insumos e ingredientes, a fim de tirar vantagem da sazonalidade como estratégia de redução de custo dos produtos finais.

Tomando-se como referência a classificação já proposta em matéria veiculada em Agosto de 2019, na qual se vê a estratificação do mercado de Pet food (vide tabela 01). Simulamos algumas avaliações referentes aos custos das formulações para cães, conforme a categoria.

É importante ressaltar que as constatações e inferências obtidas a partir dessas simulações com dados reais se aplicam também ao segmento de gatos, bem como ao de aves cantoras e ornamentais.

Tabela 01: Classificação mercadológica nacional e internacional, segundo mercado de alimentos secos.

1980 – 1990 1990 – 2000 2000 – hoje
Brasil Mundo Brasil Mundo *Brasil Mundo
econômico standart combate standart combate standart
standart premium econômico premium econômico premium
premium superpremium standart superpremium standart superpremium
superpremium premium premium  
superpremium premium especial
superpremium
        Terapêuticos e raças específicas Terapêuticos e raças específicas 

Fonte: GMG consultoria & cursos

Quando formulamos linhas econômicas devemos levar em consideração os níveis propostos e a devida adequação da fórmula aos custos da categoria específica do produto, variando os ingredientes conforme a disponibilidade e sazonalidade dos mesmos, visto que estas formulações não são fixas.

Quando pensamos em formulações premium, ditas de fórmulas fixas pelo mercado, vemos que neste momento se não variarmos as fórmulas cairemos em preços fora do mercado e perda de consumidores.

Se mantivéssemos a formulação FIXA como a de janeiro:

NOSSO PREÇO/TON SERIA 215,00/TON À MAIS.

PRODUZINDO

480 TON/MÊS,

TERÍAMOS PERDIDO

EM 5 MESES

R$ 516.000,00

EM UM ANO

R$ 1.238.400,00

Outra perda de processo importante a ser ressaltada e que também se aplica nestes estudos de casos, refere-se  a redução drástica da umidade:

Resumo dos custos formulados em novembro 2020:

Haja vista tal amplitude na variação de preços e as possíveis formulações utilizadas para atender melhor ao mercado de PET, as indústrias devem investir cada vez mais em relacionamentos sólidos com fornecedores por meio de departamentos de compras e técnico alinhados, investimentos em equipamentos modernos capazes de fornecer informações precisas e exatas no menor tempo possível, além de promover o envolvimento dos departamentos de vendas e marketing. Estes departamentos e colaboradores deverão estar atentos tanto às mudanças de comportamento do consumidor “tutores”, quanto às variações de preço e disponibilidade das matérias primas, avaliando continuamente e de forma criteriosa oportunidades locais e nichos de mercado.

Glaucio Magalhães Gonçalves
Diretor Técnico – GMG Consultoria & Cursos

Colunistas

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »
×

Olá, como posso te ajudar?

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar?