5 out, 2020
por Daniel Geraldes
140
100

Formulação de Vitaminas em Cães e Gatos

”FORMULAÇÃO DE VITAMINAS EM CÃES E GATOS”
PERDAS EM PROCESSOS E ESTOCAGEM  PODEM LEVAR À GRANDES DEFICIÊNCIAS

Zootecnista Glaucio Magalhães
Diretor técnico GMG consultoria & Cursos

Agradecimento à Prof. Dra Flávia Saad pela ajuda na redação desta.

Hoje em dia, com os preços destes nutrientes (ou ingredientes fornecedores), as perdas em processos, armazenagem e as constatações recorrentes de deficiências encontradas pelos profissionais envolvidos nesta área, devemos dar maior relevância a sua formulação.Ao longo destes últimos 3 anos tenho ministrado cursos de formulação em renomadas instituições de ensino e grandes empresas do setor de nutrição animal e, percebi que parte dos profissionais, estudantes e até mesmo professores tem dado pouca importância a formulação de vitaminas, deixando à cargo das premixeiras  a elaboração de quantidades de vitaminas nos chamados Premix (Pré mistura de aditivos e veículo ou excipiente, que facilita a dispersão em grandes misturas, que não pode ser fornecida diretamente aos animais – Instrução Normativa 15/2009/MAPA), não é que estas façam errado, mas muitas vezes a indústria compra um premix pronto com formulação pré determinada e destina a todos produtos de seu portfólio, muitas vezes sem se preocupar com a categoria e estágio fisiológico que se encontram os cães e gatos, bem como em outras espécies também.

Representação do efeito do processamento e estocagem nas condições ideais sobre a biodisponibilidade dos nutrientes

As vitaminas possuem uma inclusão muito baixa no produto final e representam mais de 80% do custo dos premixes, portanto justifica um premix ou pré mistura para diluir em uma quantidade maior e posteriormente entrar no misturador juntamente com outros ingredientes e, vale ressaltar que para redução das perdas de vitaminas, um premix vitamínico separado do premix de microminerais seria a melhor opção.

As vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a saúde e beleza de nossos PETs, que podem ser obtidas a partir da nutrição, de natureza orgânica, cujas estruturas e propriedades são, mais ou menos, facilmente destruídos pelos agentes físicos e químicos.

Estas substâncias, que o organismo animal não pode elaborar, são indispensáveis pelos seres superiores. Sua ausência (avitaminose) causa distúrbios característicos que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, até problemas neurológicos.

As quantidades necessárias são muito pequenas e não são utilizadas nem como fonte energética, nem como alimento plástico. Sua ação é catalítica dos processos celulares.

Devido à grande importância das vitaminas no contexto da nutrição mínima e também da nutrição ótima, valendo-se também no seu custo, a preocupação dos técnicos é de alta relevância nas avaliações mais criteriosas dos níveis de ativos presentes nos premixes ofertados no mercado, bem como os princípios ativos utilizados e não deixando de rever as formulações direcionadas e particularizas para cada nicho do mercado que se pretende.

______________________________

Glaucio Magalhães Gonçalves – Diretor Técnico – GMG Consultoria &

Colunistas

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »
×

Olá, como posso te ajudar?

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar?