5 ago, 2020
por Daniel Geraldes
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Ingredientes de Pet Food

NOVOS ASPECTOS DO MERCADO DE INGREDIENTES DE PET FOOD

Zootecnista Glaucio Magalhães
Diretor técnico GMG consultoria & Cursos

Med. Veterinário Marcelo Argento
Proprietário da H2Nutri – Ingredientes, Coprodutos & Consultoria para alimentação animal. / Especialista em Nutrição de Cães e Gatos / MBA em Administração de Negócios. www.h2nutri.com.br

Para tratar dos aspectos atuais do mercado pet food é necessário entender o novo retrato do consumidor de produtos para cães e gatos. Percebemos mudanças significativas do comportamento e estilo de vida desses proprietários que proporcionam uma maior proximidade com seus animais. A GMG consultoria sempre atualizada com os movimentos de mercado procura compartilhar informações com dados confiáveis.

Com este objetivo a GMG tem parcerias com profissionais que atuam diretamente no dia a dia das demandas de ingredientes e produtos. Nesta matéria buscamos a H2NUTRI, empresa que atua focada no setor de ingredientes PET e respaldada pela experiência do seu gestor Med. Veterinário Marcelo Argento. Nessa matéria ele traz uma visão atual do cenário e novos impactos no mercado petfood que são fundamentais para o conhecimento dos formuladores e técnicos atuantes no desenvolvimento de produtos e serviços.

Hoje temos uma maior prevalência de raças de pequeno porte e uma crescente população de gatos nos lares. Aliado a esse movimento temos o aumento da exposição do consumidor a uma ampla gama de informações relacionadas aos seus animais de estimação. Conveniência, aumento da venda on-line e busca por nutrientes em produtos seguros são tendências que ganham força.

Esse novo cenário impacta diretamente no perfil de consumo favorecendo produtos premium e de valor agregado. Temos aqui um grande desafio no desenvolvimento de novos alimentos para pets: equilibrar as tendências de uma humanização crescente, o conceito da “nutrição pelos nutrientes” e o aspecto sustentável dos ingredientes da dieta.

Os volumes de petfood produzido pela indústria nacional no primeiro semestre de 2020 pode ser considerado surpreendente frente ao contexto sócio econômico extremamente complicado que vivemos atualmente. Este volume que pode representar um aumento de até 4% em relação ao primeiro semestre de 2019 (dados internos H2N), vem revelando as empresas que entraram na pandemia mais equilibradas e que certamente seguirão ainda mais fortes durante esse momento econômico.

Um mercado que apresenta aproximadamente 75% do seu volume total com os TOP 20 maiores fabricantes e que vem apresentando novas marcas e fabricantes regionais em todo Brasil (dados internos H2N).

Temos uma demanda de compras crescente, mas também o grande desafio de diminuir os impactos dos custos elevados dos ingredientes commodities, matérias primas de origem animal e aditivos dolarizados. Esse desafio de custo e baixa disponibilidade das matérias primas exigem ações reativas de todas as áreas dentro da indústria de petfood na busca por oportunidades e adequações possíveis no suprimento. O equilíbrio dessa “balança” vai definir como as indústrias devem sair dessa pandemia.

Vale lembrar que cenários de aumentos de custos e baixa disponibilidade não são desafios novos para o empresário de petfood. Os profissionais da área de nutrição animal têm papel de protagonismo nesse momento, agregando conhecimento técnico que contribua para o melhor equilíbrio das dietas. A abertura a novas possibilidades de ingredientes e parcerias com fornecedores que prezam pela proximidade deve ser considerada pelos profissionais de nutrição sem prejuízo a nutrição animal.

Os próximos meses não devem revelar um “novo normal”, certamente teremos mais uma página de superação no nosso seguimento. Vivemos um ano cheio de incertezas que exigem algumas mudanças e adequações nas operações. Esses ciclos são contínuos e trazem crescimento para empresas que possuem uma gestão atenta as oportunidades e novos negócios. MA

Sendo otimista, como é a nossa visão deste mercado de petfood, esperamos que os técnicos de formulação se atentem aos novos ingredientes e aditivos presentes no mercado e, busquem inovar para atender as necessidades das novas percepções de seus clientes, que por si só já estão investindo mais na busca da nutrição funcional como forma de melhorar a saúde e a longevidade dos seus animais de estimação.

Glaucio Magalhães Gonçalves
Diretor Técnico – GMG Consultoria &

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