4 abr, 2019
por Daniel Geraldes
141
347

Pelé e Coutinho, Tereza Cristina e Paulo Guedes: um gol na economia

Por José Luiz Tejon Megido, mestre em Educação Arte e História da Cultura pelo Mackenzie, doutor em Educação pela UDE/Uruguai e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS).

Precisamos de duplas de trabalho que joguem competentemente no país. Recentemente, faleceu, infelizmente, o grande centroavante Coutinho, que ao lado de Pelé, fizeram a melhor dupla de ataque da história do futebol mundial: Pelé e Coutinho.

Agora, precisamos urgentemente de duplas fantásticas para dar uma virada no país. Os dados apontam para uma década perdida, esta última, na qual talvez não passemos de um crescimento de apenas 1% ao ano. Precisamos crescer nos próximos cinco anos a um objetivo de 4% ao ano para chegarmos a um PIB de 2 trilhões e meio de dólares, minimamente. Dessa forma, que venham os novos ‘Pelés’ e ‘Coutinhos’ do país.

O Presidente, Jair Bolsonaro, e o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia: bola na marca do pênalti, foco na reforma da previdência. Ministro Sérgio Moro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli: foco na segurança e nos crimes de corrupção.

Mas aí vem o x da questão – e que se não ocorrer, não iremos chegar aos 4% de crescimento da nossa economia – a dupla de ataque fundamental do país: a união do ministro da Economia, Paulo Guedes, formando tabelinha para o crescimento do país com Teresa Cristina, Ministra da Agricultura.

Esses dois ministérios reunidos significam camisa 9 e camisa 10 da economia do país, pois envolvem todas as cadeias produtivas do agribusiness, desde a indústria que forma a ciência e a tecnologia, passando pelos produtores rurais, seguindo na indústria de agregação de valor e processamento das matérias-primas originadas nos campos, indo ao comércio  e serviços, que reunidos formam na pior das hipóteses 1/3 do PIB brasileiro, com cerca de 500 bilhões de dólares.

A dupla do crescimento brasileiro envolve Paulo Guedes e Tereza Cristina, pois reúnem todas as cadeias produtivas do antes, dentro e pós-porteira das fazendas. No meio de campo, presidente Bolsonaro e Rodrigo Maia com foco na Reforma da Previdência, e na defesa o judiciário e Polícia Federal, com Moro e Dias Toffoli.

A hora do novo agronegócio, e que a Sociedade Civil Organizada, as Confederações Nacionais Empresariais se unam e se reúnam para um plano ao lado das duplas do sistema público.

Ministra Tereza Cristina e ministro Paulo Guedes são camisas 9 e 10 da nossa seleção…pra marcar gol.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.

Informações para Imprensa: Alfapress Comunicações

Colunistas

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »
×

Olá, como posso te ajudar?

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar?