23 set, 2020
por Daniel Geraldes
122
1298

Como calcular os custos de uma fábrica de ração

Como calcular os custos de uma fábrica de ração – I

O custo de produção é uma das ferramentas mais importantes para o gerenciamento de uma fábrica. Não importa o ramo no qual você trabalha, sempre tenha em mãos uma planilha, na qual você pode verificar mensalmente ou semestralmente como estão os seus resultados perante mercado.

No vídeo que estou postando eu apresento uma planilha com a qual já trabalho a mais de dez anos. Essa planilha já me ajudou a calcular custo de produção de embutidos, salgadinhos (snacks), cereal matinal, farinha de rosca, ração farelada, ração extrusada e ração peletizada.

Sempre gostei de ter o controle e poder prever situações e cenários que em alguns casos, no passado, não era possível realizar com um software. Ainda hoje não são todas as empresas que possuem acesso a esses softwares que auxiliam nas substituições de ingredientes para reduzir custos, prever cenários econômicos ou até mesmo uma reformulação interna na empresa, seja ela de fornecedores, diretoria ou equipamentos.

Quem nunca foi chamado na sala do supervisor em um fim de tarde, para receber a árdua tarefa de reduzir o custo nas formulações, sem deixar cair a qualidade, ou ainda, trocar o fornecedor de embalagem sem impactar o shelf life do produto.

E foi por isso que essa planilha nasceu, para calcular todas essas variáveis e no final apresentar um resultado de rentabilidade, apresentando quanto a empresa continuará ganhando ou perdendo perante essas mudanças.

Apesar de conter uma formulação de ração para cães adultos, não sou nenhum especialista na área para julgar se essa é uma boa formulação ou não, até comento no vídeo para não levarem muito em conta a formulação. Essa formulação foi tirada de uma literatura que defende o uso de outras matérias não convencionais, para se obter melhores produtos.

Nessa primeira parte do vídeo, falarei sobre o cálculo da formulação, como inserir e retirar ingredientes, onde é possível fazer modificações, para que você possa trabalhar com a sua formulação.

Depois da matéria prima, o segundo item mais importante nessa planilha são os nossos colaboradores, qual o custo da mão de obra por tonelada de ração.

Nessa parte é possível analisar se estamos com muitos funcionários ociosos ou se a fábrica está rodando no limite para a sua capacidade produtiva. Outra tomada de decisão importante é a necessidade de automatizar alguns pontos da fábrica para reduzir a mão de obra e com isso equilibrar as contas.

Nessa primeira parte do vídeo vou trabalhar com essas duas variáveis, espero que apreciem o conteúdo e que absorvam o máximo para poderem colocar em pratica na empresa onde estejam atuando.

Um Forte Abraço e até a próxima!
Eng. Rafael RS

Link para o Vídeo
Link para a Planilha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »