1 mar, 2018
por Daniel Geraldes
54
9971

Como eliminar cheiros fortes em fábrica de ração

Numa visita ao supermercado, você sabe logo que chegou a setor de rações: o odor é inconfundível. Se em um supermercado, em que a quantidade de embalagens expostas nem é tão grande assim, o odor é forte e marcante, imagine nas grandes fábricas de ração. É bem possível que seja insuportável.

O post de hoje vai tratar justamente sobre esse assunto: cheiros fortes em fábricas de ração. Vamos falar como é o odor característico deste tipo de fábrica e quais são os malefícios para a saúde humana, tanto para as pessoas que trabalham nesse tipo de indústria como para as que residem em seu entorno.

Falaremos também sobre outros tipos de impactos ambientais que ocorrem com frequência neste segmento e apresentaremos soluções definitivas para o controle efetivo de odor. Acompanhe!

O inconfundível odor das fábricas de ração
Que ração tem um cheiro característico você já sabe, mas como é exatamente o cheiro de uma fábrica de ração? Para entender um pouco sobre este tipo de odor, é preciso conhecer o processo adotado nessas fábricas.

De modo geral, as rações são produzidas a partir da moagem e mistura de grãos de milho e cereais, como cevada, trigo e arroz, acrescidos de gorduras e flavorizantes. O processo conta com as etapas de cozimento, secagem e resfriamento. Os principais odores são gerados nas etapas de cozimento, que acaba sendo potencializado pois algumas indústrias utilizam um componente a mais como matéria prima: resíduos animais. Esse último ingrediente, por si só, já torna o processo fétido.

Malefícios do forte cheiro das fábricas de ração
O forte odor emanado em fábricas de ração não é uma questão passageira: ele pode se tornar um dano permanente à saúde e bem estar das pessoas. E não é para menos! Estudos apontam que trabalhadores desse tipo de indústria podem ser acometidos por uma série de doenças ocupacionais, incluindo doenças respiratórias.

Por isso mesmo, o controle de odores nesse tipo de indústria é uma importante questão de ordem sanitária e ambiental!

Outros impactos ambientais ocasionados por fábricas de ração
Os fortes odores não são os únicos responsáveis pelos impactos ambientais nesse segmento industrial. O descarte de efluentes também é uma questão que merece atenção especial.

A grande maioria das indústrias utiliza elevada demanda de água em seus processos industriais, desde a lavagem de materiais e instalações até as etapas do processo industrial propriamente dito. Após utilizada, esta água servida precisa ser descartada. Estes são os famosos efluentes industriais.

A depender do ramo da indústria, os efluentes podem carregar consigo alguns poluentes e contaminantes. E por isso eles não podem ser despejados diretamente nos corpos d’água: é necessário o tratamento desses efluentes, de modo a evitar a contaminação do solo e rios.

É recomendável que o tratamento de efluentes também seja submetido a um controle de odor em razão da liberação de gases.

Ações definitivas ao combate do odor em fábricas de ração
Como você já pode perceber, os impactos ambientais em fábricas de ração são significativos e precisam ser controlados.

Quanto ao combate de odores especificamente, já foram noticiados alguns casos em que indústrias desse ramo sofreram pressões dos moradores locais pela ineficiência no combate a esse tipo de problema.

A principal ação para o combate ao cheiros fortes em fábricas de ração é mesmo a adoção de soluções industriais. Com a tecnologia adequada, como a aplicação em lavador de gases, é possível reduzir e neutralizar esses odores a índices perto de zero.

A Dux, empresa especializada em solução de odores, conta com uma tecnologia canadense presente em mais de 40 países Se você busca soluções para eliminar odores em indústrias, especialmente, do setor de rações, entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »