6 nov, 2018
por Daniel Geraldes
54
1370

Conheça o que você vende?

Encontramos freqüentemente vendedores que não conhecem o que vendem, isso dificulta muito o atendimento aos clientes, que estão a cada dia mais informados e mais exigentes.

Para vender bem é necessário que você domine tudo a respeito da empresa para quem vende e sobre todos os seus produtos, suas características técnicas, acessórios, modelos, formatos, embalagens, aplicações, pesos, atributos e deficiências, para que você possa oferecer o produto mais indicado a cada cliente e sabemos que os clientes são diferentes uns dos outros.

Saber focar nos benefícios dos produtos e serviços oferecidos pela empresa é fundamental, muitas vezes mais importante que a as características técnicas do produto , vejamos, podemos vender um apartamento ou “um lar”. Pode oferecer um carro ou “um símbolo de status”, uma viajem de férias ou “um sonho”.

Estude detalhadamente a empresa para quem você vende e cada produto disponível, dessa forma terá muito mais facilidade para negociar com seus clientes, se resolver ainda, estudar os concorrentes então, você será sem duvida, um campeão de vendas.

Que tal, além de conhecer a empresa, os produtos, você conhecer bem seus clientes?

Se isso acontecer, será com certeza um profissional de muito respeito, um vendedor referência, aquela pessoa que consegue ter a melhor remuneração em vendas, na empresa que você estiver.

Conhecer os serviços oferecidos pela empresa:

Um produto é mais facilmente vendido, se vier com um bom serviço, por isso, tão importante como conhecer os produtos, a empresa e seus clientes é conhecer os serviços que sua empresa oferece, como: entrega, montagem, assistência técnica, material de marketing, garantias, pós-vendas, etc. Muitas vezes, nossa competitividade em relação aos concorrentes, esta nos serviços que oferecemos e não nos produtos. Sabemos que os produtos estão a cada dia mais similares, portanto os serviços podem ser a única diferença para realizar uma venda.  Mas se a empresa que você trabalha, não oferece nenhum serviço adicional ao produto? Na minha opinião, essa empresa não ira existir por muito tempo, mas você pode ajudar, de algumas sugestões ao proprietário, ou ao seu diretor, ou ao seu gerente, enfim, faça a sua parte.

Podemos usar como exemplo aqui, os Pet shop, ou casas de ração, ou ainda as lojas agropecuárias, enfim, empresas que vendem produtos para animais de companhia, o que podem oferecer de serviços, de vantagem ao cliente?

Primeiro, vamos nos colocar no lugar de um cliente, como gostaria de ser atendido, o que gostaria que o balconista da loja fizesse por você, o que valoriza?

No meu caso, por exemplo, quando vou a uma loja, quero ser bem recebido, com um bom dia, ou boa tarde, de uma pessoa cativa, alegre, agradável, em seguida, que atenda as minhas expectativas, suponhamos que quero comprar uma coleira para meu cão por exemplo, esse vendedor ou balconista, precisa saber, qual a raça de meu cão, caso contrario irá oferecer uma coleira que não servirá(tenho pincher), em seguida , deve entender o que gosto, como cores, tipo de material, etc.

Se for um bom vendedor, irá me vender a melhor coleira, mas poderá ainda, me vender assessórios, pois só com a coleira, não posso passear com meu cãozinho, preciso de um guia, vou necessitar também de um pequeno bebedouro para levar junto e um reservatório de água, necessitarei também de saquinhos tipo”pega caca”, pois se meu cãozinho fizer as necessidades nas calçadas , tenho que recolher, se o vendedor ou balconista , for muito bom, irá me oferecer a ração mais indicada para a raça de meu amiguinho, poderá ainda , me pedir como estão as vacinas , sugerir um bom xampu, um produto antipulgas, uma escova para alisar o pelo do animal.

Se for bem preparado, o vendedor, poderá ainda, sugerir uma nova casinha, novos bebedouros e comedouros, palitinho, ossinho, brinquedos, enfim, como podemos adicionar vendas, se formos bem preparados e do contrario, vou apenas comprar uma coleira. Pensem nisso. Que tal que uma semana depois eu recebesse uma ligação desse vendedor, para saber como se comportou meu cãozinho, com a nova coleira, ou mesmo para informar sobre uma promoção, ou um novo produto que chegou?

Lemos inúmeros artigos sobre vendas e em quase todos, temos as mesmas dicas, coisas que são simples, mas que infelizmente os vendedores ainda não assimilaram, ainda não entenderam, que poderemos ser muito bem sucedidos com a profissão, desde que sejamos dedicados a aprender o que não sabemos ainda, temos que estudar, possuir um aprendizado contínuo, para a obtenção dos resultados projetados. Porque na empresa que estamos vendendo, há vendedores que são os campeões, os médios e os fracassados? Observe o comportamento dos campeões, veja o que eles fazem de diferente, como agem, que estratégias usam, como alcançaram o sucesso, porque esta dando certo para ele e não para mim? Mas não fique só na observação, aja também, mude, seja estrategista, busque as opções, modifique-se e com certeza terá muito mais sucesso com essa profissão maravilhosa de vendedor.

Boas vendas.

Por: Saul Jorge Zeuckner

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA PET FOOD – EDIÇÃO JUNHO/JULHO 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »