18 nov, 2020
por Daniel Geraldes
122
1048

Cresce exportação de tilápia de MS

De janeiro a outubro o Estado já embarcou 942 mil quilos do produto.

Ao demostrar forte desempenho na produção de tilápia, Mato Grosso do Sul apresentou aumento na exportação do pescado. Ao levar em consideração o período de janeiro a outubro, levantamento do Departamento Técnico do Sistema Famasul constatou crescimento de 35% dos embarques, quando comparado ao mesmo período de 2019, contabilizando 942 mil quilos do produto.

De acordo com o Departamento, em 2019, foram exportados 700 mil quilos do pescado e com base em dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no período, a arrecadação com as vendas para outros países aumentou 11,5%, passando de US$ 4,3 milhões em 2019 para US$ 4,8 milhões em 2020.

Contudo, assim como o produto brasileiro passou a ser mais exportado, os valores dos insumos pagos pelos produtores em Mato Grosso do Sul também seguiram pela mesma tangente. “Conforme pesquisa realizada com piscicultores atendidos pela ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS, a ração de peixe teve um aumento de 65% nos últimos meses”, explica a Famasul.

Neste cenário, a Famasum ressalta que o preço da ração inicial, por exemplo, subiu 35%, a de crescimento animal 65%, e a de terminação 70%. “Essa alta ocorre devido ao aumento no preço dos principais insumos que compõem a ração. É recomendável que o piscicultor precisa aumentar a eficiência dentro da porteira para garantir o lucro na hora da venda do peixe”, orienta o coordenador de ATeG Piscicultura, André Nunes.

Fonte: CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »