23 abr, 2018
por Daniel Geraldes
47
12286

Custo da nutrição elevou valores na produção avícola e suinícola em março

Índices apresentam um aumento constante desde o segundo semestre de 2017.

A produção de suínos e frangos de corte tiveram um aumento nos custos mensais no último mês. A atividade suinícola arcou com 7,28% a mais, enquanto a avícola teve um reajuste de 4,71%. Os números foram apresentados pela Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa (CIAS, Concórdia/SC).

A variação no custeio nutricional dos animais é um dos fatores determinantes para esse aumento. Em relação a fevereiro, o aumento no custo da dieta foi de 7,11% para suínos e 4,64% para os frangos de corte.

O índice de preços do consumidor (IPC) chegou em 222,62 pontos para suínos e 209,16 para frangos. O aumento vem sendo constante desde o segundo semestre de 2017, quando marcou 180,78 pontos para produção suinícola e 173,91 para a avícola.

Em 2018, o acumulado chega a 9,75% para frangos e 11,10% para suínos. Os índices que avaliam os custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab, Brasília/DF)

Planilha de custo de produção – Disponibilizada pela Embrapa Suínos e Aves, o site da CIAS conta com uma planilha eletrônica que ajuda produtores integrados de suínos e de frango de corte no gerenciamento das granjas. A ferramenta permite a inserção dos coeficientes técnicos e dos valores dos investimentos em instalações e equipamentos.

Fonte: Embrapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »