21 jun, 2021
por Daniel Geraldes
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Embalagens – Uma importante ferramenta de marketing e comunicação

Embalagens – Onde as marcas se materializam

Dentre suas várias atribuições, a embalagem é também um dos principais diferenciais competitivos das marcas

Por: Lia Freire

Ela materializa a marca, expressa a sua imagem, seu padrão de qualidade e posicionamento de preço, mas também protege, transporta e no ponto de venda é importante na decisão de compra. Essas são algumas das funções desempenhadas pelas embalagens, que não podem ser tratadas simplesmente como um insumo ou um elemento secundário na composição do produto. “Se considerarmos que aproximadamente 85% das decisões de compras são tomadas no ponto de venda, entenderemos que o papel da embalagem é fundamental. A embalagem fecha o ciclo. A comunicação de massa e, cada vez mais a comunicação dirigida especialmente a digital, gera consciência de marca e intenção de compra, mas se no estabelecimento comercial a embalagem e os materiais de merchandising não fecharem o ciclo, todo o esforço pode ser perdido”, analisa o Consultor nas áreas de Marketing, Vendas, Estratégia, Liderança, Gestão e Empreendedorismo da Ynner Treinamentos, Yuri Trafane.

O que caracteriza uma boa embalagem? Para Yuri é a junção do funcional e da estética/promocional. “Muitas embalagens são belas, mas não agregam valor funcional, enquanto outras atuam ao contrário. O ideal é conseguir gerar valor de uso e impacto estético.” Já em relação às tendências, em um mundo tão poluído visualmente, as embalagens precisam se destacar e cada vez mais a simplicidade e o minimalismo ganham evidência. “Se todos estão rebuscando demais, aqueles que simplificam ganham destaque. A capacidade de agregar valor através da embalagem (funcionalidade) é outra tendência, além do respeito à questão ambiental, ou seja, elas precisam ser retornáveis e recicláveis.

Especialmente em relação às embalagens voltadas ao pet food, como há uma ligação emocional muito forte entre o tutor e o seu pet, é um ponto fundamental na equação de compra explorar essa característica. Além disso, as pessoas têm uma vida muito corrida e precisam contar com embalagens que sejam práticas e chamo atenção para que as grandes embalagens não gerem a impressão de massificação e falta de cuidado com os animais de estimação”, alerta Yuri.

Há quase três décadas, a Rhotoplás desenvolve embalagens para o setor pet food, fornecendo filmes e sacos até 25 kg, monocamada ou laminado, utilizando na estrutura polietileno, BOPP (polipropileno), poliester e poliester metalizado. “Sabemos que ao desenvolver um projeto, técnicas de marketing são utilizadas para que um determinado produto seja escolhido. Neste conjunto, encontra-se a embalagem. Todo o projeto visual desenvolvido pelo setor de marketing do cliente ganha vida com uma impressão de qualidade e é aí que nós entramos, oferecendo uma embalagem que “encha” os olhos do consumidor no ponto de venda. Temos soluções que variam de acordo com a necessidade de cada cliente, observando o tipo de barreira necessária, aspectos físicos e visuais. Fornecemos desde os tipos mais simples até as linhas

Super Premium. A principal característica de uma embalagem para pet food, sem dúvida nenhuma, está na estrutura que assegure a integridade do alimento, como sabor e crocância, além DE garantir que o alimento não sofra contaminações externas”, explica o Gerente de Desenvolvimento da Rhotoplás, Flávio D’Onofrio, citando que investir em embalagens ‘ecológicas’ que possuam estruturas e insumos biodegradáveis ou algo neste sentido é um longo e, sem volta, caminho a ser percorrido. “Por enquanto, todos os novos projetos ligados a este assunto ainda são caros e correm na contramão da economia do mercado que busca baixo custo.”

Comprometimento com a qualidade e inovação

A fabricante Canguru está alinhada às demandas do mercado e mantém-se comprometida com a qualidade e inovação, desenvolvendo diversos tipos de embalagens para atender o vasto segmento de pet food e as particularidades dos alimentos. “A embalagem ajuda a formar a identidade da marca, além disso, quando o consumidor se depara com uma embalagem bonita, considera que o produto que está dentro é bom, se tornando uma coisa só: embalagem e produto. Levando em conta essas questões, buscamos produzir com a melhor qualidade possível. O importante é conhecer o produto a ser embalado, a fim de oferecer/fabricar a embalagem mais indicada. Para o setor pet food, por exemplo, há opções com barreira a oxigênio, vapor d’água, gordura, resistência mecânica para acondicionamento de grandes quantidades, versatilidade quanto ao sistema de fechamento (conservação de produto), entre outras características. Ou seja, cada aplicação precisa ser estudada para que se chegue a melhor opção para cada alimento pet food”, cita a Especialista em P&D da Canguru, Vanessa Macarini de Oliveira.

Focada em quatro pilares: sustentabilidade, proteção, conveniência e apresentação e com o propósito de apresentar novas possibilidades ao mercado, tanto no que diz respeito à forma, quanto à funcionalidade, a Canguru no quesito sustentabilidade busca promover soluções cada vez mais interessantes e conscientes. “Acreditamos ser um caminho sem volta, o que torna nossas atividades de P&D um desafio, com uma grande oportunidade de diferencial nesse mercado. O plástico é versátil, garante segurança alimentar, estende a vida útil dos alimentos, é facilmente processável, no entanto, atualmente é visto como vilão do meio ambiente. Precisamos pensar e discutir o futuro de nossas embalagens, para que as mesmas possam ser recicladas, voltar para um sistema produtivo, aproveitando toda energia e potencial que o plástico carrega. Deverá prevalecer materiais que possibilitem a fabricação de estruturas facilmente recicláveis, que confiram as propriedades necessárias, porém, alinhadas com contexto atual”, analisa Vanessa, acrescentando que a Canguru pretende se posicionar cada vez mais de maneira positiva, se mantendo como referência, tanto em qualidade, quanto em inovação e comprometida com o crescimento do mercado.

Sustentabilidade e conveniência: lado a lado

Bobinas e sacos pré-formados são as versões desenvolvidas pela Cristal Embalagens para a linha pet food. Na opção de sacos pré-formados há sacarias com 4 soldas, fundo colado e válvula para saída de ar; embalagens com alças para carregar o produto; stand up pouch com e sem zíper, entre outros modelos. As estruturas em PEBDL (polietileno de baixa densidade), PET (polietileno tereftalato), PET Metalizado, Nylon, BOPP (polipropileno), BOPP Mate e PEAD (polietileno de alta densidade) variam de acordo com o modelo, podendo ser monocamadas, laminadas ou com dupla laminação. Em relação aos tamanhos, podem chegar até 1100 mm. “As embalagens devem prezar primeiramente pela segurança do produto. É importante que a estrutura utilizada garanta que não haja alteração em propriedades como sabor, cheiro, crocância, cor etc.

Portanto, é necessário que a embalagem utilizada tenha uma estrutura adequada, selagem resistente, barreiras apropriadas e alta performance em máquina de empacotamento. Além disso, as embalagens são o primeiro contato com o consumidor, devem vender o produto, chamar atenção, sendo imprescindível uma boa qualidade de impressão”, afirma o Diretor da Cristal Embalagens, Fabiano Plácido, acrescentando que o projeto correto de uma embalagem precisa ser pensado com todo o cuidado para comunicar os valores que a marca pretende transmitir e, com isso, ser instrumento fundamental para impulsionar as vendas. “A Cristal Embalagens oferece soluções plásticas flexíveis e mantém uma equipe altamente capacitada para ajudar os clientes no desenvolvimento de embalagens que mais se adequem ao produto a ser envasado.”

A empresa observa que na categoria de sacos pré-formados para empacotamento automático há uma importante demanda por grandes formatos (acima de 7kg, substituindo as bobinas). Além disso, destaca a aplicação de diferentes materiais que conferem um acabamento superficial com alto brilho ou fosco. Uma particularidade para atender o segmento pet food é a presença, nas embalagens, de barreiras como gordura, oxigênio, dentre outros, para preservar a qualidade dos alimentos. Para atender a essas exigências, a Cristal fornece diversas estruturas, inclusive o nylon que reforça a segurança da embalagem, bem como válvulas para saída de ar.

Sobre as informações contidas nas embalagens é necessário cumprir com as exigências da legislação vigente, que varia de acordo com o produto empacotado. Alguns dados acabam sendo obrigatórios como peso, selo transgênico, selo sif, dados do empacotador, padrão de tamanho de textos e fontes, entre outros. “É importante consultar órgãos competentes para garantir que a embalagem contemple todos as informações obrigatórias ao produto. O ideal é que o empacotador revise os dados da embalagem junto aos órgãos competentes antes de finalizar a arte final, para que não tenha problemas. A Cristal Embalagens conta com uma estrutura de conferência e auxílio aos seus clientes”, alerta Fabiano.

O executivo da Cristal afirma que qualquer inovação no segmento de embalagem é possível e cita algumas, tais como, na estrutura para melhorar o shelf life, no uso de tintas especiais, nos formatos diferenciados, levando praticidade ao consumidor, entre outros. “Atualmente acreditamos que a inovação irá passar por dois temas: sustentabilidade, ou seja, aplicação de matérias-primas que causem menores danos ao meio ambiente e conveniência; neste último caso, há diversas opções de tamanhos, modelos e acabamentos, como por exemplo, com sistema abre e fecha.”

Conveniência e praticidade

Especialista nas embalagens em formato box pouch com fechamento zip e orientador de corte a laser, a Soulpack trabalha com vários materiais e estruturas. O Diretor, Melito Schlickmann, explica que esse formato box pouch, por ter “fundo quadrado” faz com que a embalagem fique “em pé” com facilidade, melhorando a exposição nas gôndolas e facilitando o uso do produto para o consumidor. Somado a isso apresenta estrutura de solda reforçada, garantindo uma melhor vedação e por trazer fechamento zip (sistema abre e fecha) mantém o sabor e a crocância do produto após aberto.

Também oferece melhor apresentação e qualidade na impressão em flexografia, digital ou rotogravura, agregando valor à imagem do produto. Já o orientador de corte a laser facilita a abertura da embalagem sem a necessidade do uso da tesoura. “Em 2019 trouxemos ao mercado as embalagens box pouch em tamanhos grandes até 22kg. Agora a nossa nova proposta são as embalagens shape pouch, que são pouches com design em que o cliente pode desenvolver seu próprio layout e fazemos o recorte no formato desejado, inclusive, por exemplo, com o rosto de um cachorro ou de um gato em uma embalagem para snacks ou biscoitos”, exemplifica Melito. Atenta à questão da sustentabilidade, a Soulpack produz embalagem na versão em papel onde emprega 45% menos plástico na produção, mantendo todas as barreiras necessárias.

O Diretor da Soulpack ressalta que é essencial que a empresa observe se tem transmitido, por meio da embalagem, a mensagem correta ao seu público-alvo, afinal ela é parte do branding, que ajuda a construir a imagem da marca. “A embalagem se torna relevante quando o assunto for fortalecer a marca e manter sua competitividade de mercado. Nossos clientes buscam mais destaque na gôndola e adequação do produto ao perfil do seu consumidor. Contudo, a Soulpack ainda entrega praticidade e conveniência através de embalagens especiais. O mais importante é estar atento às necessidades do mercado e conseguir adaptar-se ou inovar. A Soulpack está em constante atenção neste sentido”, afirma Melito.

Veja o artigo completo clicando aqui.

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA DA REVISTA PET FOOD – EDIÇÃO SET/OUT 2019.
PROIBIDO A REPROUDUÇÃO PARCIAL OU TOTAL SEM AUTORIZAÇÃO DA EDITORA STILO

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