21 jun, 2018
por Daniel Geraldes
47
10379

Embate entre China e EUA está “atrapalhando o agronegócio nacional”, diz Maggi

Produção da soja tem sido um dos primeiros setores a serem atingidos pela crise.

O anúncio feito pela China sobre a aplicação da tarifa de 25% sobre a soja dos Estados Unidos a partir de 06 de julho, em represália aos norte-americanos, que novamente rebateram com ameaça de tarifar mais produtos dos chineses.

A relação entre os dois países parece longe de um acordo e o embate que pareceria favorecer o comércio dos insumos brasileiros pode, na verdade, afundar o setor. Ao menos é isso que enxerga o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Blairo Maggi, ao pontuar que esse conflito está “atrapalhando o agronegócio”.

Um dos pontos destacados pelo ministro foi o aumento do custo da soja no País decorrente desse embate, que poderá refletir diretamente na indústria de carnes. Na medida em que o preço da matéria-prima da ração fica mais elevado no comparativo com os Estados Unidos, a produção de frango e suínos no Brasil tem seus custos elevados, o que coloca em risco a competitividade da indústria de carnes. “Vamos perder esse mercado de carnes para os norte-americanos ou qualquer um outro lá fora. Perdemos competitividade na área de proteína animal”, ressalta Maggi.

A declaração do ministro foi feita nesta terça-feira (19), quando o preço da soja na bolsa de Chicago despencou para o menor nível visto na última década. “O Brasil pode ter um prêmio. Cai Chicago, sobe o prêmio aqui e equipara um pouco (o preço) para o agricultor brasileiro, mas isto tem efeitos colaterais muito ruins na produção de carnes do Brasil”, destaca.

O farelo de soja também tem sido abalado pela disputa entre os países. A Europa é o principal mercado do insumo do Brasil, enquanto a China é o maior importador global do grão.

Com a tarifa aplicada pelo país asiático para os Estados Unidos, a soja brasileira poderia ficar mais competitiva apenas para exportar aos chineses. No entanto, com as incertezas somadas aos problemas relacionados ao tabelamento do frete, o setor parece estar travado.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »