2 mar, 2021
por Daniel Geraldes
141
2168

Entrevista com Victor Cruz – Mars

MARS: Sustentabilidade no Centro do Negócio

Tratada pela companhia como conceito amplo e central ao negócio, a sustentabilidade não está limitada à proteção do Meio Ambiente

No mês de outubro, durante o XIX Congresso do CBNA – Colégio Brasileiro De Nutrição Animal, realizado 100% on-line, Victor Cruz, Gerente Senior de Compras de Proteína Animal para MARS America Latina, conduziu a palestra “Sustentabilidade na Seleção de Matérias-Primas”. Um tema muito atual e que merece destaque em nossa publicação. A MARS

Em entrevista à Revista Pet Food Brasil, Victor fala de maneira detalhada sobre o tema, como ele é tratado na MARS,  dona de marcas conceituadas no segmento de nutrição animal, como: Royal Canin®, Pedigree® e Whiskas®, o conceito e os pilares trabalhados na companhia e como se aplica essa visão nas compras das matérias-primas. Confira!

Revista Pet Food – “O mundo que queremos amanhã, começa com a forma que fazemos negócios hoje”. Poderia nos explicar como essa afirmação é trabalhada pela MARS, tanto internamente, quanto externamente com os seus fornecedores e compradores?

Victor Cruz – Nossas marcas, Associados (como chamamos nossos colaboradores) e projetos são inteiramente guiados por esse propósito e têm o objetivo de entregar não apenas produtos de qualidade, mas também um legado positivo para as próximas gerações.

O propósito da Mars inspira iniciativas como o SIG (Plano Sustentável em uma Geração) cujo objetivo é reinventar processos para reduzir o desmatamento e otimizar o uso de recursos naturais. Nossos Associados participam ativamente do desenvolvimento de projetos como esse, o que só é possível por meio da autenticidade de nossa missão organizacional. Além disso, a Mars estabelece políticas rígidas para escolha de seus fornecedores, a fim de combater o trabalho infantil e escravo, e busca capacitar as comunidades integrantes da cadeia produtiva.

Revista Pet Food – Quais os desafios encontrados pela companhia para manter essa premissa?

Victor Cruz – As decisões da Mars são baseadas em cinco princípios: Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade. Ao assumir esse compromisso, criamos os mais altos padrões de responsabilidade corporativa, que sustenta a ética da nossa governança e nos ajuda a fazer negócios justos em todos os países em que estamos presentes. Nossos desafios são endereçados com transparência, elemento-chave para o estabelecimento de relações duradouras em toda nossa cadeia produtiva. Prezamos por parceiros sólidos, que estejam alinhados ao nosso propósito, o que colabora muito para gestão do negócio.

Revista Pet Food – Trabalhar esse amplo conceito de sustentabilidade em diferentes países em que a MARS está presente é um desafio?

Victor Cruz – Os pilares e desafios do programa global são endereçados de acordo com a realidade do negócio que é operacionalizado no país.

No Brasil, a atuação da Mars com foco no impacto positivo no meio ambiente pode ser vista por meio de exemplos como a autossuficiência do consumo de água em sua fábrica em Mogi Mirim/SP, envio zero de resíduos para aterros sanitários, escritórios plastic free, e implementação de telhados que aproveitam a luz solar. Mais recentemente, a unidade de Guararema recebeu o selo LEED Gold, um dos mais rigorosos e reconhecidos do mundo na avaliação da construção, manutenção e operação sustentável de edificações.

Revista Pet Food – Contextualize a questão da sustentabilidade na seleção das matérias-primas. O que significa essa sustentabilidade, quais os seus pilares e como é trabalhada pela MARS?

Victor Cruz – A seleção de matérias-primas está em linha com o conceito abrangente de sustentabilidade. Temos iniciativas específicas voltadas para matérias-primas potencialmente ligadas ao desmatamento e com risco de extinção. Nesses casos, a rastreabilidade é o elemento-chave para que nossos suprimentos estejam de acordo com nossa missão em construir um planeta saudável. Desenvolvemos um plano de controle de origem de soja e matéria-prima bovina para garantir que o abastecimento não venha de propriedades irregulares, áreas de desmatamento ou que corroborem com trabalho forçado.

Além disso, a Mars tem controle sob os produtos que incluem pescados na formulação. Há um mapeamento detalhado de espécies para que não haja atividade exploratória irregular e gestão de fornecedores, garantindo que estejam em conformidade com a legislação local e padrões internacionais.

Revista Pet Food – Quais são os investimentos realizados pela companhia voltados para essa questão da sustentabilidade? No que foi investido?

Victor Cruz – Quando a Mars lançou o Plano Sustentável em uma Geração (SIG) em 2017, anunciamos o investimento de US$ 1 bilhão para acelerar a capacidade de alcançar nossas metas ambiciosas de sustentabilidade. O valor alocado foi distribuído globalmente entre as iniciativas que estão em linha com nosso objetivo de construir um planeta mais saudável, priorizando os agentes de nossa cadeia e nossas matérias-primas.


Revista Pet Food – De tempos em tempos são revisadas ações, estratégias analisadas, o cenário para que se assegure de que os objetivos e premissas estão sendo cumpridos e atingidos?

Victor Cruz – Sim. Temos indicadores internos que nos guiam quanto ao cumprimento de nossas metas e nos ajudam a entender o que funciona no Brasil. Nossos objetivos incluem a redução em 27% de gases que agravam o efeito estufa até 2025, diminuição no uso de água em 50% nos próximos cinco anos e a restrição no uso de plásticos. Anualmente é divulgado um relatório com a atualização desses indicadores em nível global.


Revista Pet Food – Quais os resultados obtidos pela MARS a partir deste posicionamento? Teriam exemplos para citar?

Victor Cruz – A Mars Petcare estabeleceu um planejamento de longo prazo para cumprimento dos objetivos referentes à cadeia produtiva e algumas métricas ainda estão em desenvolvimento. Reiteramos que nossas decisões estão sempre alinhadas à responsabilidade de agir agora em prol de um planeta mais sustentável, entregando benefícios mútuos aos públicos com que nos relacionamos.

Por exemplo, em dois anos reduzimos em 19,8%* o consumo não sustentável de água em nossa cadeia de valor; reduzimos em 2,5%* a emissão de gases de efeito estufa e capacitamos 17.000* mulheres engajadas em nossas cadeias de suprimento de cacau e hortelã com programas de capacitação econômica projetados para aumentar seus índices de poupança e habilidades empreendedoras.

*Dados globais.

Revista Pet Food – No mercado de nutrição animal brasileiro já está bem amadurecida essa questão da sustentabilidade e da importância para os negócios?

Victor Cruz – No Brasil, ainda enfrentamos problemas sérios como o desmatamento e más condições de trabalho nas cadeias produtivas. A Mars tem consciência desses desafios e desenvolveu iniciativas para endereçá-los. Entre elas, está o lançamento do Plano Positivo para Palma, visando transformar radicalmente a forma como fornecemos óleo de palma e interromper o desmatamento em nossas cadeias de suprimento. Apoiamos pequenos agricultores e fornecedores cujas práticas sustentáveis atendam às nossas expectativas.

Também promovemos o programa Fornecedor de Próxima Geração para engajar melhor nossos fornecedores, pois eles proporcionam impacto positivo junto às comunidades e seus locais de trabalho. O programa se baseia em anos de experiência e compromissos de longa data ao passo em que colabora para melhorar os sistemas de gestão e apresenta novas ferramentas e tecnologias capazes de fortalecer as boas condições de trabalho para os agentes de nossa cadeia de suprimentos.


Revista Pet Food – Todo este trabalho realizado e conceito adotado é percebido pelo consumidor final? De que maneira a marca trabalha com os tutores dos animais de estimação e mercado de maneira geral, para conscientizá-los e informá-los?

Victor Cruz – A Mars Petcare tem o compromisso de construir um mundo melhor para os pets e parte dele é trazer alimentação e informação de qualidade para nossos consumidores. Os canais de comunicação de nossas marcas buscam orientar os tutores de acordo com nossas políticas de segurança para produção de alimentos e indicadores sustentáveis que permeiam nossa cadeia produtiva. Além disso, as marcas integrantes do portfólio Mars Petcare também possuem iniciativas especiais para endereçar os desafios no Brasil. A PEDIGREE®, por exemplo, lidera o programa Adotar é Tudo de Bom, cujo objetivo é combater o abandono animal. Em parceria com a organização Ampara Animal, a marca dedica parte de suas vendas para abastecer ONGs e protetores independentes, além de incentivar a adoção de animais.

Revista Pet Food – Quais são os objetivos e metas da MARS para a questão da sustentabilidade?

Victor Cruz – Desenvolvemos objetivos para endereçar diretamente nossos pilares de Planeta Saudável, Pessoas Prósperas e Bem-Estar Nutritivo. São eles:

* Redução dos gases de efeito estufa em 27% até 2025 e 67% em 2050;

* Redução do uso de água em nossos processos em 50% até 2025;

* Redução do uso de terra, mantendo nossa ocupação atual;

* Redução no uso de plásticos. Estipulamos 25% de uso de plásticos virgens até 2025;

* Garantia de renda justa e suficiente para os integrantes de nossa cadeia. Criamos projetos de impacto social em áreas de maior vulnerabilidade e participamos do fundo Livelihoods Fund for Family Farming;

* Respeito aos Direitos Humanos por meio do Programa Next Generation Supplier, no qual avaliamos nossos fornecedores diretos, garantindo alinhamento ao nosso Código de Conduta e estabelecendo planos de ação para o seu pleno cumprimento, se necessário.

* Trabalho em conjunto com a indústria e o varejo para acelerar os esforços de implementação de compromissos relacionados à produção de commodities e à preservação das florestas, por meio da Forest Positive Coalition of Action no Consumer Goods Forum. O CEO da Mars é um patrocinador desta coalização, o que demonstra o quão importante essas ações são para a empresa.

“No Brasil há problemas de desmatamento e más condições de trabalho nas cadeias produtivas. A Mars desenvolveu iniciativas para endereçá-los”, Victor Cruz.

“A Mars Petcare tem o compromisso de construir um mundo melhor para os pets e parte dele é trazer alimentação e informação de qualidade para nossos consumidores.”

“Nossas decisões estão sempre alinhadas à responsabilidade de agir agora em prol de um planeta mais sustentável, entregando benefícios mútuos aos públicos com que nos relacionamos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »
×

Olá, como posso te ajudar?

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar?