23 out, 2017
por Daniel Geraldes
16
11288

Entrevista exclusiva com Ciro Mariani, diretor da Total Alimentos

Total Alimentos

Alta tecnologia nutricional e inovação

Com o compromisso de oferecer para os animais domésticos e de produção, produtos de qualidade, seguros e nutricionalmente completos, o fabricante tem hoje uma importante participação no mercado nacional e já exporta para todos os continentes

Por: Lia Freire

Em 1975, a empresa iniciou suas atividades no segmento de animal feed e posteriormente entrou no setor pet food com as rações Standard das marcas Nero e Líder. Em seguida ampliou seu mix com as rações Premium Especial (marca Max), Super Premium (marca Equilíbrio) e com os alimentos coadjuvantes para tratamento de patologias por meio da Equilíbrio Veterinary. E, não parou por aí! O fabricante investiu também nos alimentos com formulação 100% natural (Naturalis), sem grãos, sem glúten e sem transgênicos (Equilíbrio GrainFree) e em petiscos com os snacks Doglicious e Catlicious. Mais recentemente, apresentou os snacks Super Premium, da linha Equilíbrio; os snacks Super Premium, da Equilíbrio Freeze Dried e atualizou toda a linha Max Premium Especial, inclusive com produtos sem corantes e aromatizantes artificiais, além de ingressar em um novo mercado, o de alimentos úmidos, com o Max Patê para cães e gatos.

Com unidade industrial no Brasil localizada na cidade de Três Corações (MG) e capacidade de produção de 400 mil toneladas, a Total Alimentos – que atualmente faz parte do grupo francês Neovia by Invivo – atende os requisitos internacionais da IS0 9001, GMP (Good Manufacturing Practices) e da HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points). “Nossas instalações contam com equipamentos de última geração e linhas de produção específicas para as diferentes exigências do mercado. Temos um dos parques industriais mais modernos do mundo e podemos assegurar a confiabilidade dos alimentos comercializados no Brasil e exterior”, afirma o diretor de marketing da Total Alimentos, Ciro Mariani, acrescentando que atualmente a empresa é pioneira, no Brasil, na utilização da tecnologia Freeze Drying para produzir alimentos por meio do processo de liofilização, responsável por manter a preservação dos nutrientes. “Desenvolvemos alimentos diferenciados, com qualidade, alta tecnologia nutricional e inovação. A busca pela excelência começa na escolha das melhores matérias-primas, com o objetivo de disponibilizar alimentos seguros e nutricionalmente completos”, declara Ciro.

 

Revista Pet Food Brasil – O portfólio da Total Alimentos é composto atualmente por quais tipos de rações?

Ciro Mariani – Nosso portfólio é composto por mais de 120 produtos, atendendo todas as fases dos pets. Do início da vida como substituto do leite materno para filhotes até 4 semanas, passando pela papinha desmame para filhotes de 4 a 8 semanas, ao alimento seco para filhotes até 1 ano e para animais com mais de 7 anos de idade, de portes distintos, estilos de vida variados e necessidades específicas. Há produtos sem transgênicos e grãos, voltados para saúde do pelo e pelagem, para sensibilidade digestiva, alimentos coadjuvantes no tratamento de doenças, produtos funcionais e petiscos. Nossas marcas são:

  • Equilíbrio para cães e gatos (categoria Super Premium).
  • Equilíbrio Veterinary para cães e gatos (categoria Super Premium de alimentos coadjuvantes no tratamento de doenças).
  • Max para cães e gatos (categoria Premium Especial).
  • Naturalis para cães e gatos (categoria Premium Especial e com formulação 100% natural).
  • Max Patê para cães e gatos (categoria alimentos úmidos).
  • Nero e Líder para cães (categoria Standard).
  • Snacks Doglicious e Catlicious (petiscos de agrado e funcionais).
  • Snacks Equilíbrio para cães e gatos (petiscos categoria Super Premium).
  • Snacks Freeze Dried para cães (petiscos funcionais na categoria Super Premium).


Revista Pet Food Brasil – Há novidades no mix?

Ciro Mariani – Sim! No início de 2017 trouxemos na linha Max Premium Especial produtos sem corantes artificiais (Max Professional Line) e entramos no mercado de alimentos úmidos para cães e gatos com o Max Patê – alimentos 100% completos e balanceados, mas diferentes de vários produtos existentes no mercado. Não contêm corantes, conservantes, transgênicos ou glúten na composição. Além disso, relançamos toda a linha de snacks Doglicious e Catlicous, ampliamos as opções de sabores e modernizamos o design das embalagens.

 

Revista Pet Food Brasil – Poderia pontuar os diferenciais das rações produzidas?

Ciro Mariani – Apostamos em novas tendências por meio de produtos e serviços exclusivos, com isso atraímos a atenção dos clientes e superamos a concorrência. O bem-estar do animal está no topo das prioridades de qualquer dono. Por isso, investir em alimentos que melhorem a qualidade de vida dos pets é uma excelente opção para atrair e fidelizar os consumidores.

 

Revista Pet Food Brasil – Qual é a atual demanda de consumo observada na nutrição dos animais de estimação?

Ciro Mariani – A atual demanda do mercado é por uma nutrição mais saudável e, principalmente, por produtos sem corantes e sem aromatizantes artificiais. Os donos dos pets estão cada vez mais atentos à saúde dos seus animais de estimação e, notaram que uma alimentação saudável é imprescindível para o bem-estar, refletindo, por exemplo, no bom funcionamento do aparelho digestivo, na aparência da pelagem, entre outros aspectos que contribuem para a saúde como um todo.

 

Revista Pet Food Brasil – O que basicamente mudou em relação às necessidades e exigências?

Ciro Mariani – A principal mudança foi na relação entre os homens e os seus pets. Se antes eram tratados como cão de guarda, hoje os animais de estimação são considerados membros da família, um dos “filhos” quando não o único da casa. Essa mudança no comportamento reflete 100% na nutrição. Ou seja, animais que eram alimentados com sobras de comida, hoje têm uma dieta balanceada com nutrientes adequados. Os tutores estão mais exigentes com o alimento oferecido por conta da qualidade e expectativa de vida dos companheiros.

 

Revista Pet Food Brasil – Quais as dificuldades em atuar no mercado brasileiro de nutrição animal? Como a empresa dribla tais obstáculos?

Ciro Mariani – O maior desafio dos últimos tempos está relacionado ao cenário econômico do país, além das altas cargas tributárias que incidem sobre os produtos pet.

Algo que também nos preocupa é o possível aumento no abandono dos animais por conta da elevação dos custos dos produtos. Temos um programa social de auxílio a ONGs, conhecido como Max em Ação, que poderá se tornar ainda mais essencial nesse momento. O programa atua para disseminar os conceitos de guarda responsável, evitar o abandono e combater a violência contra os animais. Além disso, também ajuda a alimentar cães e gatos que estão sob a tutela de ONGs ou protetores independentes, por meio de vales-ração encontrados no verso dos produtos Max e Max Cat e que os consumidores doam para a entidade cadastrada que preferir. Sejam quais forem as dificuldades, buscamos identificá-las e criar alternativas para crescer e manter a nossa qualidade nos produtos e serviços.

 

Revista Pet Food Brasil – Quais foram os recentes investimentos realizados pela companhia?

Ciro Mariani – Nossos principais investimentos são em pesquisas para comprovar os benefícios dos nossos produtos e trazer novas soluções nutricionais para o bem-estar dos animais. Dessa forma, para atender a necessidade de atualização científica, a Total Alimentos mantém parceria com a Universidade de Illinois (EUA), que auxilia na avaliação e elaboração de novos ingredientes, produtos e fórmulas. Além dessa parceria, também temos nosso Centro Global de Inovação, que está localizado na França.

No Brasil, nossa empresa dialoga com grandes universidades, médicos veterinários renomados, pesquisadores de nutrição animal e especialistas em nutrição canina e felina para que contribuam no aperfeiçoamento do portfólio da empresa.

 

Revista Pet Food Brasil – Qual é a representatividade da importação nos negócios da Total Alimentos?

Ciro Mariani – Há mais de 10 anos a Total Alimentos exporta seus produtos para o mundo. Entramos no comércio internacional pela América do Sul, atendendo a Colômbia, Chile e Uruguai. Em seguida foi a vez de conquistar clientes nos Estados Unidos, um dos maiores mercados de nutrição animal do planeta. Hoje, exportamos para os cinco continentes, aproximadamente para mais de 35 países. Os produtos pet food exportados são: Equilíbrio (Super Premium), snacks Super Premium Equilíbrio, Max (Premium Especial), Naturalis (Premium Especial) e snacks Doglicious e Catlicious.

 

Revista Pet Food Brasil – Qual é a estratégia de atuação adotada pela Total Alimentos?

Ciro Mariani – A estratégia está na dedicação e no profissionalismo dos nossos colaboradores, que sempre buscam oferecer o melhor em suas diferentes áreas de atuação. Além da nossa equipe técnica e de especialistas da área, mantemos parcerias com universidades brasileiras e internacionais para o desenvolvimento de novos produtos. O resultado deste trabalho, que envolve tantas pessoas talentosas é refletido em nossas diversas linhas, atendendo as mais distintas demandas.

 

Revista Pet Food Brasil – As linhas de produtos são encontradas em quais tipos de varejo?

Ciro Mariani – Nossas marcas e produtos estão presentes principalmente nos canais especializados como pet shops, hospitais veterinários, clínicas veterinárias e criadores. No Brasil, estamos em mais de 20 mil pontos de vendas.
 

Revista Pet Food Brasil –  Como a empresa atua nestas revendas? Em quais ocasiões e com que frequência realiza ações e campanhas?

Ciro Mariani – Nós atuamos através de parcerias com lojas do ramo que envolvem ações de trade marketing. Estas campanhas visam consolidar nossas marcas e incentivar a fidelização, além de atrair novos tutores e consumidores para nossos produtos. A frequência das ações é intensa. Por atuarmos em um mercado altamente competitivo, com tutores cada vez mais exigentes, buscamos sempre realizar eventos e ações que reforcem a confiabilidade e qualidade dos nossos produtos.

 

Revista Pet Food Brasil – Estas ações representam a melhor maneira de estreitar a relação empresa-consumidor?

Ciro Mariani – Certamente essas ações de trade marketing somadas às ações de marketing e ao trabalho que é feito com os prescritores, além das parcerias com especialistas, universidades e centros de pesquisa, colaboram para que tenhamos uma estreita relação empresa-consumidor.

 

Revista Pet Food Brasil – Quais os benefícios percebidos e o feedback destas ações?

Ciro Mariani – Os benefícios estão em nossa conquista diária de tutores e consumidores que se sentem satisfeitos com os resultados oferecidos por nossa empresa. 

 

Revista Pet Food Brasil – Além destas ações, quais outros investimentos de marketing realizados pela Total?

Ciro Mariani – Nossos investimentos são constantes em mídias sociais, nas feiras do setor, em eventos para especialistas da área e relacionamento com a imprensa.

 

Revista Pet Food Brasil – Ao longo de sua trajetória, quais as principais conquistas obtidas pela empresa?

Ciro Mariani – Destacaria a consolidação das nossas marcas no mercado pet food e os excelentes resultados obtidos por estarmos em constante atualização, disponibilizando novos produtos e conceitos nutricionais, trazendo assim a fidelização de lojistas, tutores e seus pets.

 

Revista Pet Food Brasil –  Quais as perspectivas de negócios para este ano?

Ciro Mariani – Para 2017 o nosso foco é continuar trazendo novidades ao mercado pet, manter os clientes atuais e atrair novos por meio de estratégias promocionais e da qualidade dos nossos produtos.  

 

Revista Pet Food Brasil –  Quais as próximas metas e objetivos?

Ciro Mariani – Ainda temos muito trabalho pela frente, especialmente, em enxergar novas oportunidades e mantermos nossa eficácia. Mas, para superar esses desafios, vamos continuar trabalhando nossa visão de estratégia de portfólio, renovação e inovação de produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...