7 nov, 2018
por Daniel Geraldes
54
1353

Exportações do agro crescem em 2018

Desvalorização do real está entre aspectos que colaboraram com as vendas.

As pesquisas realizadas recentemente pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) apontam que as exportações brasileiras do agronegócio continuam registrando volumes recordes em 2018. De janeiro a setembro, a quantidade embarcada superou em 1% à do mesmo período do ano passado.

No aspecto financeiro, a receita atingiu US$ 76 bilhões na parcial de 2018, favorecido pela recuperação do dólar nesse período. O faturamento em moeda nacional aumentou mais de 10%, devido à desvalorização de 9% do Real. O destaque das vendas tem sido a soja, que apresentou resultado positivo nos nove primeiros meses do ano.

Entre os principais importadores do grão está a China. O país absorveu quase 80% das vendas brasileiras da oleaginosa em 2018. Até setembro deste ano, a potência asiática teve participação de mais de 34% do total, seguida pelos países da Zona do Euro (13%) e dos Estados Unidos (6%).

Oferta brasileira elevada na última safra e os preços externos em patamares altos devem manter o bom desempenho da soja nos últimos meses do ano.

A carne bovina também mostrou uma porcentagem importante das vendas. Do total da carne brasileira exportada de janeiro a setembro, quase 28% tiveram a China como destino. O país já figura como segundo principal destino das exportações brasileiras desse produto, atrás apenas de Hong Kong.

Previsão

Com base nos dados o País vem apresentando, a expectativa é de que a inflação ao redor da meta e a redução nas taxas de juros favoreçam os investimentos na produção agrícola, o que contribui para que a oferta brasileira de alimentos, fibras e energia continue em expansão nos próximos meses. Além disso, a demanda internacional parece se manter firme, com a China demonstrando forte disposição em aumentar suas compras de alimentos. Outro aspecto, em relação ao Real, a definição do quadro político nacional deve trazer certa estabilidade à moeda nacional neste fim de 2018.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »