7 jun, 2018
por Daniel Geraldes
47
4710

Exportações no agro crescem 6% no primeiro quadrimestre em relação a 2017

Impactos da greve e desvalorização do real podem afetar os próximos resultados.

Apesar das instabilidades enfrentadas neste início do ano no agronegócio, as exportações continuam crescendo. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, Piracicaba/SP) e mostra o aumento na maior parte dos produtos, o destaque ficou para o milho, que mais do que dobrou seus embarques.

Os resultados foram obtidos a partir de um comparativo entre o primeiro quadrimestre deste ano ao de 2017. Neste parâmetro o aumento registrado das exportações foi de 6%. Já os preços em dólar caíram 6% na mesma comparação, mas mostraram maior sustentação em abril. Em reais, o faturamento cresceu mais de 11%, o acumulado com as exportações somou US$ 30 bilhões.

O mercado, no entanto, segue o mesmo. A China continua sendo o principal parceiro comercial do setor, com destaque para compra da soja em grão. Já a Europa vem na segunda posição e os Estados Unidos, em terceira. A disponibilidade dos grãos também tem beneficiado este cenário, vindo de uma colheita recorde em 2017.

Alguns fatores podem afetar o setor, como a greve dos caminhoneiros e a desvalorização do real. Os pesquisadores pontuam que ainda não é possível estimar o impacto sobre a exportação. Os preços também podem se manter acima dos observados no ciclo anterior, dados os efeitos climáticos que já afetaram a oferta dos produtos agrícolas em importantes países produtores e exportadores, como a Argentina.

Fonte: Cepea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »