4 nov, 2019
por Daniel Geraldes
96
1077

Febre aftosa: SP deve imunizar 4,5 milhões de animais

Segunda etapa da vacinação é destinada aos animais até 24 meses.

Produtores do Estado de São Paulo devem programar a vacinação do rebanho para ocorrer ainda em novembro. As vacinas devem ser adquiridas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária da SAA e somente os bovídeos (bovinos e bubalinos) com zero a 24 meses de idade devem ser vacinados. A ação conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A expectativa é que um total de 4,5 milhões de animais sejam imunizados até o dia 30 de novembro, sendo a vacinação de outras espécies, se não as descritas acima, proibida. 

As vacinas contra a febre aftosa são produzidas no Brasil e testadas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros), que são os laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Antes e durante a campanha de vacinação, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária, realiza em todo o Estado a vigilância no mercado para garantir a eficiência das vacinas colocadas no comércio, conferindo o armazenamento, atento à temperatura que deve estar entre 2 a 8 graus Celsius.

Responsabilidade.
Conforme estabelecido no Artigo 13, da Resolução SAA – 1, de 17 de janeiro de 2002, é de competência dos proprietários, transportadores e depositários a qualquer título de animais suscetíveis à febre aftosa vacinar nas épocas ou datas estabelecidas; comprovar a vacinação ao órgão oficial de Defesa Agropecuária da região, no prazo de 7 (sete) dias a contar do encerramento do período de vacinação; manter atualizada ficha cadastral e comunicar imediatamente aos Escritórios de Defesa Agropecuária (EDA) a suspeita de febre aftosa.

Fonte: SAA/SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »