6 out, 2020
por Daniel Geraldes
122
1199

Flávia Borges promete trazer novidades sobre a interação entre ácidos graxos e nutracêuticos para aumento da longevidade

Congresso CBNA Pet: Flávia Borges, professora UFLA promete trazer novidades sobre a interação entre ácidos graxos e nutracêuticos para aumento da longevidade

Flávia Borges, professora do Departamento de Zootecnia (DZO) da UFLA (Universidade Federal de Lavras) é palestrante do XIX Congresso Pet do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) (21 a 23 de outubro de 2020). Sua apresentação acontece no dia 21 de outubro às 15:15, no bloco NUTRIÇÃO. Flavia promete trazer novidades na área de ácidos graxos como nutracêuticos. Além disso, ela exalta o evento organizado pelo CBNA, neste ano excepcionalmente no formato online, como o principal encontro da área pet no Brasil. “Sempre foi um ponto de destaque para conhecimentos de novas estratégicas na área, conhecimentos científicos que estão sendo gerados e inclusive a questão social de interação e outras. A pandemia nos trouxe muitos prejuízos, mas existem novidades para o setor e elas precisam ser difundidas, discutidas e apresentadas e, em um evento num momento como esse, o modo online é a melhor alternativa”. Leia mais abaixo:

Ácidos graxos como nutracêuticos
Serão abordados pontos referentes a como ácidos graxos exercem outras funções, além daquelas básicas e primárias deles. Por exemplo: Os ácidos graxos têm como função primária o fornecimento de energia e também de participar de estruturas da membrana celular. Mas, além dessa função primária, nós sabemos que eles têm uma capacidade de modulação de saúde e de longevidade, dependendo das proporções e das relações desses ácidos graxos dietéticos que entrem no metabolismo. Então nós vamos abordar quais são os pontos importantes e os principais passos, os principais marcadores moleculares e suas principais interações moleculares que levam a uma melhoria ou uma piora no estado de saúde do animal.

Pontos a serem destacados
Eu pretendo destacar principalmente a atuação metabólica, no qual cada um desses ácidos graxos tem ação, quais são as suas biopotências, destacar o papel muito importante dos ácidos graxos de cadeia média em respostas cognitivas e proteção de cérebro, membrana de mielina, com o objetivo de diminuir efeitos da senilidade, efeitos de doenças esclerosantes, demência senil e outras.

Novidades no tema
As interrelações entre os ácidos graxos, a modulação de reações pró e anti-inflamatórias já são bastante conhecidas. Mas, com a nutrigenômica e o conhecimento de como os nutrientes afetam a expressão gênica do indivíduo, hoje nós temos muito mais novidades e sabemos que as aplicações de ácidos graxos como moduladores genéticos e moleculares vão muito mais além do que nos conhecíamos. Hoje há muito a ser estudado, mas temos uma compreensão melhor com a nutrigenômica sobre o comportamento metabólico destes nutracêuticos. Isto abre possibilidades de fazer muitas combinações e estabelecer proporções entre esses ácidos graxos, de acordo com os objetivos desejados.

Importância do Congresso CBNA Pet
O CBNA é o nosso principal evento da área pet no Brasil, principalmente na forma presencial, ele sempre foi um ponto de destaque para conhecimentos de novas estratégicas na área, conhecimentos científicos que estão sendo gerados e, inclusive, a possibilidades de interação sociais entre os participantes. A pandemia nos trouxe muitos prejuízos, mas as novidades para o setor precisam ser difundidas, discutidas e apresentadas. Deste modo, um evento on-line num momento como esse é uma boa oportunidade para trocar alternativas.

Mensagem de otimismo
Muito do que a gente fazia de forma presencial está sendo feito de maneira online e de forma eficiente. Com certeza essa fase vai passar e possivelmente nós vamos poder aproveitar muitas coisas que foram desenvolvidas de uma maneira muito rápida e com urgência e, a partir disso, começar a estabelecer realmente o que é prioritário de maneira presencial e o que pode ser feito de maneira online com eficiência, qualidade e ganho de tempo para todos. A internet tem a capacidade de aproximar pessoas e facilitar acessos, então nós, com certeza, estamos aprendendo a utilizar esta ferramenta. O que fica para depois desta pandemia será a eficiência nos trabalhos e eventos, tornando as reuniões presenciais menos longas, mais produtivas e utilizando muito mais a ferramenta online

A chegada do Covid
A chegada do Covid trouxe incertezas a todos os segmentos da sociedade. A questão de encontros presenciais foi extremamente prejudicada e a solução da realização de eventos online era uma questão que já vinha surgindo. Eventos on-line tem a facilidade de favorecer pessoas que não poderiam participar do encontro presencial e isso pode ser um ponto positivo, porém a interação social e o contato direto ficam extremamentes prejudicados. São tempos difíceis, que exigem muita adaptações, mas são tempos para encontrar soluções e crescer.

Empresas Patrocinadoras: AFB INTERNATIONAL; DIANA PET FOOD, HERCOSUL; HILL’S PET NUTRITION; KEMIN NUTRISURANCE; PREMIERPET; ROYAL CANIN; TIETJEN; WALTHAM; WENGER.

Empresas Colaboradoras: AFFINITY PETCARE; ALLTECH; BIORIGIN; DSM; EVONIK; HEMOPROT; MANZONI, THROUW NUTRITION

Evento online
XIX Congresso CBNA Pet
21 a 23 de outubro de 2020

Evento online
III Workshop sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos
10 e 11 de novembro de 2020

Atendimento
CBNA/Salette: 19-99356-1468
(cbna@lexxa.com.br)
CBNA/Rita: 19 – 99733-3118
(cbna@cbna.com.br)
www.cbna.com.br

Assessoria de imprensa
Erica Barros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »