18 set, 2017
por Daniel Geraldes
16
1069

Gelato extra virgem vira moda na Itália

Fabricantes de sorvetes utilizam o azeite extra virgem como substituto para gorduras tradicionalmente utilizadas em gelatos e os resultados são excelentes.

Atualmente falamos sobre o azeite virgem extra do coração de um distrito densamente povoado em Roma: Centocelle. Nos últimos anos, esta área passou por um processo de renovação urbana, começando com a construção da nova linha de metro, que agora conecta as áreas suburbanas ao centro da cidade.

Seguiu-se então a abertura de novos locais modernos, restaurantes, bistrôs, cafés e sorveterias, sendo a mais recente Gelato Giulivo, cujo nome joga com as palavras italianas giulivo e ulivo, significando respectivamente, “feliz” ou alegre e oliveira .

“Nossos sabores de sorvete são frescos e encorpados, e graças ao uso exclusivo do azeite, não fazem com que você sinta sede, enquanto lhes dão uma boa e deliciosa sensação de boca”, disse Andrea Castiglione, que administra o laboratório de sorvete e a loja com quatro parceiros de negócios. “A partir do azeite, criamos um produto com os mais altos padrões de qualidade, cuja composição essencial inclui alguns ingredientes”.

A base do sorvete de Castiglione é uma mistura de azeite extra virgem de alta qualidade produzido por uma fazenda em Sabina, no Lazio. Castiglione explicou que a semente de alfarroba é utilizada como agente espessante e a frutose toma o lugar da sacarose mais comum, com 30%  menos de calorias. Ingredientes de qualidade superior, como avelãs PGI Piedmont, amêndoas orgânicas, pistache e ginjas (ou cerejas ácidas) são adicionados.

Esta composição permitiu que obtivessem um produto mais saudável com sabor autêntico e intenso e textura leve, indicado também para pessoas com alto nível de açúcar no sangue”, disse Castiglione.

Esta aventura nasceu por acaso após uma mudança profissional. “Eu fui a uma feira onde provei um sorvete baseado em AOEV e me apaixonei por isso”, disse Castiglione. “Hoje em dia, o azeite extra virgem tornou-se uma paixão e estamos aprofundando tudo sobre produção, sabor e propriedades nutricionais”.

Em setembro, trinta e seis fabricantes de sorvete de vários sabores de todo o mundo competiram pela final do Gelato World Tour em Rimini. Alessandro Leo de Puglia será um dos finalistas italianos com o Extra Virgin Olive Oil Cream feito com Coratina monovarietal.

“Meu sorvete representa uma região”, observou Leo. “Através da minha “gelato arte”, quero falar sobre Puglia. A receita original nasceu em 2011 para uma competição local cujo tema incluía a matéria-prima do local de origem. Produzo azeite extra virgem em Corato e foi natural escolher meu Coratina para criar um novo sorvete”, disse ele.

A receita é secreta, mas Leo revelou que o creme tem 8% em teor de gordura que consiste de azeite extra virgem, combinado com leite desnatado, açúcar e os ingredientes que o definem. O resultado é um creme delicioso do qual um delicado aftertaste de azeite extra virgem é finalmente liberado.

Fonte: Olive Oil Times

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...