5 dez, 2019
por Daniel Geraldes
116
4453

Importação de camarão é foco de consulta pública

Iniciativa visa estimar os riscos da introdução e disseminação de doenças.

Para estimar os riscos da introdução e disseminação de doenças atribuídas ao camarão em território nacional, a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), abriu uma consulta pública sobre análise de risco da importação de camarões. Iniciativa teve início na última segunda-feira (2) e estará disponível por 60 dias.

A consulta segue a minuta do texto Análise de Risco de Importação de camarões não viáveis (limpos, eviscerados, sem casca e sem cabeça) destinados ao consumo humano. As considerações e sugestões, tecnicamente fundamentadas, podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico oferecido pelo ministério.

De acordo com o MAPA, foram analisados 44 agentes patogênicos apontados como perigos potenciais para a carcinicultura nacional. Seis foram retidos para a avaliação de risco e os outros 38 não foram considerados perigoso, tendo em vista já terem sido reportados no Brasil, ou porque não foram encontradas evidências científicas que permitissem enquadrar o agente patogênico como danoso.

O ministério ainda afirma que a análise possui caráter genérico, com as conclusões se aplicando ao produto originado de qualquer país exportador. Para mais informações acesse a análise.

Fonte: MAPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »