6 jun, 2018
por Daniel Geraldes
43
10412

Instituto norte-americano aponta o Brasil como maior produtor de soja em 2019

Retração de 2,54% na produção norte-americana deverá garantir a colocação do País.

Antes mesmo do que se imaginava, o Brasil pode assumir a liderança como o maior produtor de soja no mundo. Já consolidado como grande player de oferta do produto, o País ainda ocupa o segundo lugar atrás dos Estados Unidos. O relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirma essa mudança já para a safra 2018/19.

Segundo os dados do departamento, a coleta do País deve ser igual a de 2017/18, no entanto, a norte-americana terá uma retração de 2,54%. Os números que diferenciam os países na colocação são mínimos, atualmente 520 mil toneladas separam o Brasil do pódio do ranking.

“Já era esperado. Na verdade achávamos no ano passado que poderíamos passar os norte-americanos, mas tivemos a quebra na safra, leve, mas suficiente para ficar atrás”, explica o analista da AgResource Brasil, Tarso Veloso.

Segundo o especialista, os dados do departamento levam a crer que o status possa ser alcançado pelo Brasil, ainda neste ano. “O USDA disse que produtores dos EUA devem colher 116,5 milhões de toneladas de soja em 2018/19. A previsão era de 117,34 milhões de toneladas. Se isso se confirmar, o Brasil pode produzir mais já este ano”, aponta.

No caso do milho, a redução foi mútua. A baixa da produção norte-americana foi de 5 milhões de toneladas. Já para a safra seguinte, o departamento acredita que o Brasil recupere o potencial das lavouras, atingindo os 96 milhões de toneladas.

Fonte: Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »