26 ago, 2020
por Daniel Geraldes
121
791

IPC divulga nota sobre seguridade na avicultura

Segundo o Conselho Internacional de Aves, proteína continua segura para consumo.

Após o caso de uma possível contaminação de Covid-19 em embalagens de asas de frango embarcadas pelo Brasil, tendo a China como destino, o Conselho Internacional de Aves (IPC – traduzido do inglês International Poultry Council) publicou uma declaração, onde fala sobre o vírus, segurança e comércio da proteína.

De acordo com o documento, traduzido e compartilhado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Conselho salienta que a carne de frango “é uma parte essencial de uma dieta nutritiva para consumidores em todo o mundo e continua segura para consumo na era pandêmica da Covid-19, seja produzida internamente ou importada do exterior”.

O IPC ainda reitera que a segurança do alimento é de maior importância para o setor avícola global, “pois todos trabalham para alimentar os consumidores em todo o mundo”. Sendo assim, ‘é fundamental que os governos e o setor privado trabalhem juntos para garantir a segurança do alimento, o comércio global e o acesso do consumidor a carne de frango segura e nutritiva”.

Caso China x Brasil
Frente ao caso envolvendo a carga brasileira, o documento pontua que os dados veiculados “cujos detalhes específicos ainda não foram divulgados, resultaram em informações imprecisas sendo escritas sobre a segurança de produtos de aves importados”. Afirmando que, até então, não foi registado um único caso de transmissão de Covid-19 através de embalagens alimentares ou do próprio alimento.

Por fim, o Conselho afirma que é importante especificar que a detecção de material genético pertencente ao vírus não é um índice de infectividade da embalagem ou produto amostrado, mas apenas que a superfície testada entrou em contato com material viral que pode não estar vivo, viável e infeccioso.

“A indústria avícola está totalmente comprometida em garantir o mais alto nível de segurança em cada etapa do processo produtivo, do campo ao consumidor, ao mesmo tempo em que garante a segurança de seus trabalhadores e o fornecimento contínuo aos consumidores de proteínas de alta qualidade em todo o mundo”, finaliza a declaração.

Fonte: IPC e ABPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »