26 nov, 2020
por Daniel Geraldes
124
3320

Ipea projeta quedas no PIB agro

Estimativas para o fim do ano apontam baixas para a pecuária.

A Carta de Conjuntura Agro, que dispõe das projeções do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário para 2020 e 2021, foi divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)  e aponta alterações nas estimativas anteriores. O PIB do setor agropecuário de 2020 registra 1,9% de aumento no mês de outubro e 1,5% em novembro.

Já em relação ao valor adicionado da lavoura, o crescimento foi revisado de 3,9% para 3,8%, enquanto o da pecuária caiu de -1,5% para -2,0%. Para o componente “outros”, que inclui exploração florestal, pesca e aquicultura, a queda projetada também se intensificou, passando de -6,4% para -9,4%.

Os apontamentos usam como base os dados mais recentes do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de dados atualizados de produção pecuária e outros.

As exportações brasileiras registraram crescimento de 6% de janeiro a outubro de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, impulsionadas pelo açúcar (63%) e carne suína (49%), soja (21%), algodão (21%) e carne bovina (20%).

PIB 2021. 
Para o próximo ano, a estimativa é de que o PIB agropecuário chegue a 1,2%, um crescimento menor que os 2% que haviam sido projetados em outubro. A atualização foi feita com base no primeiro prognóstico de safra do IBGE, complementados por projeções da Conab, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e do próprio Ipea.

Soja e milho. 
A previsão para o valor agregado da lavoura teve revisão de crescimento de 1,8% para 0,4%. Esta queda se deve principalmente à substituição de parte das estimativas da Conab pelas do IBGE. Apesar de o IBGE também considerar safras recordes de soja (4,6%) e milho (2,6%) no próximo ano, a queda de outras culturas deve compensar parte da contribuição positiva desses dois grãos.

Pecuária.  
Em relação à pecuária houve revisão da expectativa de alta de 3,9% para 4,4%. Já o componente “outros” estima uma queda de -2,5% para -3,5%.

Fonte: Ipea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »