29 out, 2018
por Daniel Geraldes
54
626

Leveduras: Elas fazem a diferença na alimentação de cães e gatos

Fornecedores de leveduras mostram suas soluções, destacam as novidades e apresentam as suas propostas de trabalho.

O Brasil é um grande produtor de cana-de-açúcar, possibilitando a produção de uma fonte energética limpa e renovável: o etanol, que vem obtendo uma expressiva participação na frota brasileira de motores bicombustíveis. É neste contexto que o Brasil se destaca como o maior produtor mundial de etanol.

Mas, por que estamos falando sobre este tema, se a reportagem é sobre as leveduras e o seu emprego na nutrição para animais de estimação? A resposta é que a produção de etanol gera o creme de levedura que ao ser submetido por um processo biotecnológico se transforma em ingredientes nobres para nutrição animal, que chamamos de derivados de levedura, gerando benefícios no desenvolvimento e melhorias na qualidade intestinal dos animais. O Brasil detém know-how para desenvolver leveduras altamente eficazes, inclusive como fonte de substituição de antibióticos, com eficiência comprovada pela comunidade científica.

A levedura, explica Charles Boisson, CEO da empresa de biotecnologia em nutrição animal YES, agrega alguns importantes benefícios ao alimento. A começar pelo fato de proporcionar um ótimo nível de proteína bruta, tendo excelente aminograma e níveis baixos de cinzas. Além disso, aporta moléculas que apresentam ações fisiológicas benéficas em vários sistemas do organismo e confere uma boa palatabilidade ao alimento. O executivo da YES acrescenta ainda que as leveduras são ingredientes que apresentam pouca variação na sua composição centesimal, o que traz bastante segurança ao formulador.

A Gerente Técnica de Vendas da empresa ICC Brazil, Márcia Villaça, lembra que os benefícios das leveduras vão muito além de sua composição proteica. Através da tecnologia de produção, por exemplo, passou ser possível a fragmentação das suas células e a exploração das suas frações de maneira mais eficiente e inteligente.

Segundo Maurício Rocha, Gerente Nacional Aqua & Pet Food da Alltech do Brasil, os benefícios comprovados cientificamente pelas leveduras, desenvolvidas pela empresa, são melhora no realce da palatabilidade e ingestão alimentar, contribuição para uma melhora na defesa orgânica dos animais e uma boa digestão alimentar, diminuindo a produção de gases no sistema digestório.

Cepas específicas para atender a nutrição animal

Trabalhando apenas com um tipo de levedura, a Saccharomyces cerevisiae, a Alltech disponibiliza cepas específicas desenvolvidas especialmente para a nutrição animal, com comprovação técnico-científica dos benefícios relacionados à performance zootécnica e saúde animal. São soluções desenvolvidas exclusivamente para o mercado brasileiro, além de um portfólio com soluções lançadas mundialmente.

Fazendo uso da nutrigenômica (para entender como os componentes de uma dieta específica podem afetar a expressão de genes), o fabricante declara que até o momento são inúmeros os avanços obtidos no segmento de leveduras, como melhor qualidade, mais eficiência e especificidade proporcionando melhores resultados relacionados à performance zootécnica e saúde animal.

A empresa está programando o desenvolvimento de novas leveduras, visando levar mais saúde e bem-estar aos pets. As soluções estarão voltadas para a saúde intestinal e imunológica e possuirão ação antioxidante celular. “Estamos finalizando apenas algumas investigações científicas para que possamos realizar o lançamento com doses efetivas, levando aos animais de estimação os benefícios propostos pelas soluções.

Os nossos produtos passam por um rigoroso controle de produção (Alltech Quality Sistem) para termos certeza da qualidade do produto final. Depois disso, estas soluções são encaminhadas para diversas universidades com as quais mantemos parcerias, com o propósito de se averiguar a melhor dose x eficiência. Só então fazemos o lançamento para o mercado”, esclarece o Gerente, Maurício, acrescentando que a empresa desenvolve suas soluções embasada no processo denominado ACE: A (Aumento do desempenho e saúde animal), C (Levar benefícios para o consumidor) e E (Sempre com segurança para o meio ambiente).

As projeções da Alltech para o mercado de leveduras são promissoras e isso se deve, segundo a empresa, em virtude do elevado consumo das leveduras específicas para a nutrição animal à base da Saccharomyces cerevisiae e dos produtos à base das leveduras específicas.  “O futuro é extremamente promissor, principalmente para as empresas que possuem produtos com qualidade e comprovação científica”, enfatiza Maurício.

A incessante busca pelas inovações

São mais de 25 anos de conhecimento e estudos no mercado de leveduras e a ICC Brazil disponibiliza leveduras nutricionais inativas da cana-de-açúcar e da cerveja e as funcionais representadas pelas linhas: ImmunoWall (fonte de β-glucanas 1,3 e 1,6 com alta concentração de MOS, garantindo maior funcionalidade); Hilyses (fonte de nucleotídeos livre de alta absorção, que une tecnologia e conhecimento em seu desenvolvimento, podendo ser usada com segurança pelas mais diversas espécies animais, sobretudo na fase inicial da vida); Lyscell (fonte de peptídeos de alta digestibilidade e palatabilidade) e StarFix (adsorvente de micotoxinas de amplo espectro). “Ainda que tenhamos uma linha bastante completa de produtos à base de levedura, trabalhamos incansavelmente em busca de inovações tecnológicas para termos produtos cada vez mais eficientes.

Os principais avanços estão nos reconhecimentos das ações aditivas das leveduras. Atualmente é muito difícil encontrarmos uma empresa pet food que não tenha ao menos uma ração que contenha MOS (componente da parede celular) em sua composição. Os benefícios das ações aditivas já são reconhecidos e estão popularizados”, afirma a Gerente Técnica, Márcia.

As parcerias com universidades e centros de pesquisas renomados proporcionam à ICC uma importante credibilidade no mercado e confiabilidade nos resultados dos seus estudos. Em 25 anos foram cerca de 150 experimentos realizados e neste ano o departamento de P&D já gerou um grande volume de informações com base em pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Vinte e um projetos de pesquisa foram desenvolvidos e alguns ainda estão em andamento. “Nossa equipe técnica é qualificada e versátil.

Temos duas zootecnistas responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos e/ou aprimoramento dos já desenvolvidos, Dr. Melina Bonato (Coordenadora de P&D) e a Dr. Liliana Borges (Analista de P&D). Contamos também com dois consultores de P&D na área de Microbiologia, Prof. Dr. Anderson Ferreira da Cunha e o Prof. Dr. Iran Malavazi e possuímos um laboratório próprio para o desenvolvimento e monitoramento de novos produtos. Aplicamos nossos conhecimentos para disponibilizar ao mercado produtos tecnológicos que proporcionem os resultados desejados pelas empresas de nutrição animal. A previsão é de que seja seguida a tendência atual de reduzir cada vez mais a disponibilidade de leveduras nutricionais e de expandir a disponibilidade de leveduras funcionais”, prevê Márcia.

Diferenciação e funcionalidades específicas

Trabalhando constantemente na melhoria e geração de valor dos seus produtos, a YES está com algumas linhas de pesquisa em andamento com o objetivo de desenvolver novas soluções em seu portfólio. Aproximadamente 5% do faturamento da companhia é direcionado para a área de Pesquisa e Desenvolvimento e nos últimos anos foi acima deste percentual. Baseado em Lucélia (SP) o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, explica Charles, CEO da YES, possui tecnologia de última geração com laboratórios, fábrica piloto para o desenvolvimento de produtos, análises bromatológicas e equipe qualificada com PHD’s em biotecnologia, nutrição e saúde animal, além das parcerias com universidades, institutos de pesquisas nacionais e consultores especializados na área pet.

Especialmente para o segmento de leveduras, a YES, neste momento, está no desenvolvimento de soluções que terão como propósito agregar diferenciação e funcionalidades específicas, resultando em valor agregado para os fabricantes de pet food. “Hoje, temos em linha a levedura hidrolisada que é produzida através de processos enzimáticos, aumentando a biodisponibilização dos seus nutrientes, resultando em melhor saúde para os animais e em melhor palatabilidade do produto final”, destaca o CEO da YES, Charles, acrescentando que todos os produtos são obtidos por reações enzimáticas e estão 100% livres de antibióticos, tendo pleno monitoramento de todos os processos – incluindo desde o cultivo da matéria-prima até o produto acabado – visando garantir a padronização e performance das soluções.

O executivo acrescenta ainda que a indústria de leveduras tem como desafio desenvolver produtos e soluções eficazes e seguros, que biodisponibilizam ao máximo seus nutrientes, visando o bem-estar animal e um equilíbrio da microbiota intestinal. “Muito mais que o aporte proteico, as leveduras e seus derivados agregam aditivos funcionais, proporcionando um melhor desempenho e desenvolvimento saudável dos animais. Neste cenário existe um potencial crescimento e ampliação da utilização de leveduras e seus derivados agregando muitos benefícios à nutrição animal. Um exemplo disso é a crescente utilização de leveduras hidrolisadas que possuem maior biodisponibilização dos nutrientes.

O caminho é continuar desenvolvendo soluções diferenciadas e ingredientes seguros que tragam benefícios efetivos. As tecnologias avançadas que empregamos no desenvolvimento de novos produtos fizeram com que o mercado nos reconhecesse como referência em biotecnologia para nutrição e saúde animal. A YES entende que a nova fronteira na nutrição animal passa necessariamente pelo desafio da boa saúde intestinal e a segurança alimentar. E, como parte da nossa estratégia de crescimento buscamos a liderança dentro do segmento pet food”, declara Charles.

PUBLICAÇÃO EXCLUSIVA REVISTA PET FOOD
EDIÇÃO MAIO/JUNHO DE 2018

Por Lia Freire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »