29 ago, 2017
por Daniel Geraldes
16
871

Mais de 20 laboratórios públicos na Argentina produzirão Óleo de Cannabis

O impulso à produção pública de medicamentos através de um acordo do portfólio de saúde e da Agência Nacional de Laboratórios Públicos (Anlap) com 22 laboratórios permitirá fabricar na Argentina o óleo de cannabis para epilepsia refratária e prover o programa Cobertura Universal de Salud (CUS), informou o médico Adolfo Sánchez de León.

Estamos trabalhando nessa linha de produção do óleo de cannabis medicinal para epilepsia refratária, mantendo um registro, com capacidade de produção e pesquisa sobre o produto “, disse Télam Sánchez de León, especialista em saúde pública e presidente da Anlap.

A lei da Cannabis medicinal – que permite o cultivo e pesquisa pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA) e o Conicet – foi aprovada pelo Congresso em março por iniciativa de organizações de pacientes – como “Mama Cultiva” do Chile, Argentina e Uruguai – em busca da contenção pelo governo e um quadro regulatório para acessar a substância com padrões de qualidade.

“Cerca de 800 famílias importam a “Charlotte” de acordo com a Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologias Médicas (Anmat), com a lei continuarão importando, mas o governo argentino pagará por isso. Nós fabricaríamos o óleo aqui para a epilepsia refratária “, afirmou Sánchez de León.

O médico disse que a Anlap, que participou do processo de regulamentação da lei feita pelo chefe do gabinete, recebeu propostas para a produção do óleo medicinal. “Já existem alguns laboratórios interessados, como o LIF de Santa Fé e outros, que manifestaram a intenção de produzir, o INTA definirá locais para os cultivos e o tipo de planta adequada para epilepsia refratária e a Universidade de Rosario possui equipamentos para testar níveis de concentração da substância (cannabidiol)”, disse ele.

O acordo com os 22 laboratórios públicos argentinos foi formalizado em uma cerimônia presidida pelo ministro da Saúde, Jorge Lemus, que considerou “o resultado de um amplo trabalho conjunto para incorporá-los no CUS”. “É um acordo histórico porque é a primeira vez que o Ministério da Saúde toma a decisão de adquirir diretamente medicamentos e produtos farmacêuticos elaborados por laboratórios públicos”, afirmou.

A medida “proporcionará aos laboratórios muita previsibilidade para que possa programar sua produção, reduzir custos e beneficiar os cidadãos”, argumentou. Sánchez de León informou que “no próximo ano estarão em condições de duplicar a produção atual dos laboratórios públicos em seis produtos, que serão entregues diretamente aos programas nacionais”, enquanto “outras fórmulas terão que ser adaptadas às exigências de comercialização da Anmat “.

“Dos 22 laboratórios, cerca de oito são aprovados pela Anmat para serem comercializados em nível nacional. Os restantes, que produzem para hospitais provinciais ou municipais, uma vez definido o que irão produzir, receberão um orçamento para completar o processo de aprovação para cada medicamento “, afirmou. “Acredito que foi o feito político de saúde do ano”, concluiu Sánchez de León sobre o acordo assinado por representantes de laboratórios públicos de Tucumán, Córdoba, Olavarria, San Luis, Formosa, Misiones e La Pampa.

Juntaram-se ao Instituto de Biotecnologia Farmacêutica, laboratórios del Fin del Mundo Sapem, Conjunto Farmacêutico das Forças Armadas, Industrial Farmacêutico e Especialidades Medicinais. Também a Usina de Elaboração Genérica de Corrientes, Hemoderivados da Universidade Nacional de Córdoba, Laboratórios de Chaqueños, LEMis, Instituto Biológico Tomás Perón de Buenos Aires, Ceprocor, Faculdade de Ciências Bioquímicas e Farmacêuticas da Universidade Nacional de Rosario, Universidade Nacional de La Plata e Prozome, de Río Negro.

Fonte: ASAGA

 

Uma resposta para “Mais de 20 laboratórios públicos na Argentina produzirão Óleo de Cannabis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...