14 jun, 2018
por Daniel Geraldes
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Manteiga! Especiarias e embalagens poderiam impulsionar o mercado de manteiga no Brasil

A manteiga pode ter um futuro brilhante no Brasil, mas a categoria precisa de sabor e inovação em embalagens para atender os consumidores que tradicionalmente preferem a margarina, diz uma análise da Mintel.

Em 2016, a margarina respondeu por 85% de todos os volumes de gordura amarela no Brasil – preferida por sua acessibilidade, de acordo com a Mintel. Mas, com o Brasil saindo de sua profunda recessão e registrando um aumento de 1% no PIB no ano passado – o primeiro desde 2014 – a manteiga poderia ter sua chance.

Dados do Global New Products Database (GNPD) da Mintel mostraram que em 2017 havia 58% mais produtos de manteiga lançados no Brasil, comparado a 2016. No entanto, Caroline Roux, analista global de alimentos e bebidas da Mintel, disse que os lançamentos até agora foram muito simples para atrair os consumidores.

Em um artigo recente, Roux disse: “Poucos produtos se destacaram ao adotar uma abordagem mais experimental em termos de sabor, funcionalidade ou embalagem, e isso representa uma área potencial de crescimento, à medida que o consumo de manteiga se torna mais arraigado no Brasil”.

“… A manteiga ainda é, no entanto, vista como um spread, o que evidencia as oportunidades para os fabricantes serem mais experimentais em relação ao sabor, podendo ajudar os consumidores a serem mais criativos na cozinha.”

Existem “oportunidades significativas” com a correta inovação de produtos, disse ela, o que também seria impulsionado pela recuperação econômica do Brasil e menos preocupações em torno do custo.

Especiarias e embalagens

Roux disse ainda que há um forte potencial para aumentar a categoria de manteiga no Brasil caso os fabricantes possam estimular diferentes formas de consumo.

Atualmente, ela disse que 76% dos consumidores brasileiros usam margarina ou manteiga como spread e apenas 21% usam os produtos para fritar alimentos, preferindo o óleo para cozinhar. Mas, se sabores e embalagens inovadoras foram introduzidos, ela disse que há espaço para atrair os consumidores.

“Sabores salgados e/ou condimentados são os caminhos mais óbvios para incentivar o uso na culinária. A inovação em embalagens e em particular pequenos packs, juntamente com o sabor, podem ajudar a convencer os consumidores a usar manteiga aromatizada com mais frequência”, disse Roux.

 

Mostrar aos consumidores que o produto com manteiga pode ajudá-los na cozinha, disse ela, também “chamaria a atenção” já que os consumidores valorizavam a conveniência e praticidade quando cozinham em casa.

Roux disse que os fabricantes de manteiga poderiam se inspirar em outras categorias, como manteigas de nozes, como exemplo cita a marca americana natural e orgânica Justin’s que lançou um conceito de embalagem inovador.

“A Justin´s entrou no mercado dos EUA com packs individuais. A embalagem adicionou portabilidade e uma nova maneira de consumir manteigas, aumentando as ocasiões de uso para a categoria. E permitiu que os consumidores experimentassem um investimento relativamente pequeno em dinheiro e baixo risco de desperdício de produto ”.

Recuperando a oferta interna

No entanto, a oportunidade de expandir a categoria de manteiga no Brasil também exigi uma oferta adequada – área na qual o Brasil se esforça.

“Fora do cenário econômico, a escassez de manteiga doméstica tem sido uma restrição significativa. Como a maioria do leite consumido no Brasil é  integral – 63% dos brasileiros bebem leite integral, em comparação com 23% que bebem leite desnatado – reduzindo a oferta de gordura láctea para outros usos ”, disse Roux.

 

Embora isso tenha criado espaço para os fabricantes importarem manteiga, ela disse que também elevou o produto para um nível premium e impediu que muitos consumidores comprassem o produto.

“Dois terços dos brasileiros dizem que comprariam mais manteiga se fosse mais barata, destacando as oportunidades para os produtores locais de leite”.

 

Fonte: Food Navigator – Latam

 

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