6 jul, 2021
por Daniel Geraldes
140
1068

Melhore a saúde e o metabolismo de pets com um ingrediente funcional

Conheça a Proteína Hidrolisada de Frango e como ela pode melhorar sua formulação

Por: BRF Ingredients


Cat and dog with feeding bowls together indoors. Fluffy friends

A busca por uma boa alimentação que possa ajudar a alcançar uma vida longa e com saúde é uma realidade para a humanidade e, por consequência, para os animais de companhia. O desenvolvimento de alimentos cada vez mais específicos para a realidade e condições de saúde de cães e gatos é um grande aliado na busca pelo seu bem-estar e longevidade. Apesar de ser uma tendência da atualidade, a relação entre alimentação e saúde já é abordada há milhares de anos. Na Grécia antiga, o médico Hipócrates já dizia: “Let food be the medicine and medicine be the food”. Nesse contexto, os ingredientes funcionais estão ganhando cada vez mais espaço nas formulações pet e também nas nossas próprias dietas.

Ingrediente funcional para Pet Food

A Proteína Hidrolisada de Frango é um ingrediente funcional produzido por hidrólise enzimática. As condições mais suaves desse tipo de processamento, como temperatura e pressão mais baixas e secagem extremamente rápida, preservam a riqueza nutricional da matéria-prima. Além disso, o uso da enzima, nas suas condições ótimas de atividade, cliva as ligações peptídicas gerando peptídeos de baixa massa molecular que têm alta digestibilidade e são conhecidos por terem diferentes bioatividades no organismo do animal.

Os peptídeos bioativos são sequências específicas de aminoácidos com baixa massa molecular e uma atividade específica no organismo do animal. Até o presente momento, 55 diferentes bioatividades foram identificadas e atribuídas a essas pequenas moléculas proteicas, dentre elas: atividade imunomoduladora, imunoestimulante, antibacteriana, antioxidante e anti-hipertensiva. Essas bioatividades estão concentradas principalmente em peptídeos de até 5 kDa de massa molecular.

Massa molecular da Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients

Com a utilização de processos adequados e enzimas selecionadas, a maior parte do conteúdo proteico, na produção de Proteína Hidrolisada de Frango, está na forma de pequenos peptídeos com menos de 3kDa de massa molecular – faixa que é considerada com maior bioatividade.

Figura 1. Distribuição da massa molecular da Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients

Ação anti-hipertensiva no organismo animal

A hipertensão é comum em gatos idosos, afetando 13% dos gatos saudáveis de 9 anos ou mais (Conroy et al. 2018) Como a hipertensão é frequentemente associada a doenças subjacentes, sua prevalência alcança 87% entre gatos com outros distúrbios simultâneos (Acierno et al. 2018). As proteínas hidrolisadas enzimaticamente podem ser aplicadas nas dietas para tratar e prevenir a hipertensão, com a vantagem de ser uma molécula natural sem os efeitos colaterais indesejados de muitos remédios empregados para corrigir essa desordem.

A pressão arterial é muitas vezes controlada pela inibição da atividade da ECA – Enzima Conversora da Angiotensina. A ECA é responsável pela conversão da angiotensina-I para angiotensina-II, sendo essa relacionada à contração das artérias e estimulação da secreção de aldosterona, que por sua vez estimula a retenção de sódio e consequente elevação da pressão arterial.

Em um estudo in vivo com 8 gatos saudáveis comparando duas dietas isoenergéticas e isoproteicas, sendo uma formulada com a Proteína Hidrolisada de Frango da BRF e outra com farinha de vísceras de aves convencional, mostrou que os gatos alimentados com Proteína Hidrolisada de Frango tenderam a ter menos atividade sérica da ECA do que aqueles alimentados com farinha de vísceras de aves convencional (126 contra 142 U/L, p=0,09), levando a conclusão que a inclusão de Proteína Hidrolisada de Frango em dietas extrusadas para gatos pode causar inibição da ECA, evitando a elevação da pressão arterial dos animais².

Figura 2. (a) Atividade sérica da enzima conversora da angiotensina (ECA) e (b) concentração de aldosterona em gatos alimentados com dietas contendo farinha de vísceras de aves convencional (FVA) ou Proteína Hidrolisada de Frango (PHF) (Fonte: adaptado de Miltenburg et al., 2020)

Os resultados in vivo desse estudo confirmaram os resultados in vitro feitos anteriormente pelos mesmos autores, em que a Proteína Hidrolisada de Frango produzida pela BRF inibiu 90,4% da atividade da ECA², indicando grande potencial de sua atividade anti-hipertensiva.

Proteína Hidrolisada de Frango como ingrediente hipoalergênico

A alergia alimentar, também denominada hipersensibilidade alimentar, ocorre em 10% dos cães e gatos com doenças de pele e corresponde a cerca de 5% dos casos alérgicos, constituindo-se como a terceira dermatopatia de natureza alérgica mais frequente dentre cães e gatos.

Sabe-se que a maioria dos componentes alergênicos proteicos têm massa molecular acima de 10 kDa . A intensidade da hidrólise do processo de produção da Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients gera peptídeos de até 3 kDa (Figura 1), menores que o tamanho dos alergênicos, o que reduz a probabilidade de dietas formuladas exclusivamente com esse ingrediente como fonte proteica causarem alergias nos animais.

Aumento da digestibilidade

No organismo animal, os peptídeos possuem vias de absorção diferentes dos aminoácidos, por isso podem ser absorvidos pelos enterócitos na sua forma íntegra, sem sofrer hidrólise pelas enzimas endógenas. Essas vias alternativas de absorção podem acelerar a absorção de dietas com proteínas hidrolisadas, aumentando sua digestibilidade e reduzindo a quantidade de fezes desses animais.

Esse efeito pôde ser percebido em um estudo feito com 15 cães adultos alimentados com duas dietas isoenergéticas e isoproteicas, sendo uma dieta controle formulada com farinha de vísceras low ash convencional e outra dieta com a inclusão de 4% da Proteína Hidrolisada de Frango. A inclusão de Proteína Hidrolisada de Frango da BRF aumentou o coeficiente de digestibilidade aparente dos nutrientes da dieta, além de reduzir em 12% a matéria seca fecal (p<0,05)³.

Tabela 1. Coeficientes de digestibilidade aparente (CDA, %) dos nutrientes e energia metabolizável (EM, kcal/kg) das dietas e características fecais dos cães (Fonte: adaptado de Carvalho et al., 2019).

Matéria-prima fresca, rastreável e sustentável

A funcionalidade de um produto hidrolisado é resultado de um conjunto de fatores como tipo de enzima, intensidade da hidrólise, tipo e frescor da matéria-prima, condições de processamento, tamanho de massa molecular, sequência de aminoácidos nos peptídeos formados, dentre outros. Levando em consideração todos os benefícios funcionais vistos acima, vale ressaltar que nem todas as proteínas hidrolisadas garantirão esse mesmo desempenho nas rações. Portanto, é fundamental verificar referências científicas e os resultados de cada ingrediente específico.

Outro fator relevante na escolha dos melhores fornecedores é optar por aqueles que possuem um processo claro de rastreabilidade do início ao fim da cadeia produtiva, para que se possa ter certeza sobre a qualidade e segurança do produto, além de priorizar fornecedores que trabalham com matéria-prima fresca, o que mantém a alta qualidade do produto final.

Muito já se sabe sobre os benefícios da aplicação da Proteína Hidrolisada de Frango da BRF Ingredients para as dietas de cães e gatos, como sua aplicação hipoalergênica, melhoria de digestibilidade e bioatividades como a anti-hipertensiva. No objetivo comum de promover a saúde e longevidade dos nossos amigos de quatro patas através das melhores dietas disponíveis, a utilização desse ingrediente funcional se destaca por ser um produto com funcionalidades comprovadas e qualidade garantida.

Outras Referências

CARVALHO, P. G. B. ; MARTINS, A. P. ; KOMARCHEUSKI, A. S. ; Kaelle, G.C.B ; Bastos, T. S. ; SOUZA, C. M. M. ; FÉLIX, Ananda Portella . Digestibilidade e palatabilidade da proteína hidrolisada de frango em cães. In: XVIII Congresso CBNA pet, 2019, Campinas. XVIII Congresso CBNA pet. Campinas: CBNA, 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »
×

Olá, como posso te ajudar?

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar?