15 jun, 2021
por Daniel Geraldes
139
1304

Mercado de Borras e Ácidos Graxos | Maio 2021

Mercado de Borras e Ácidos Graxos | Maio 2021

Por Lucas Gois | Especialista da Aboissa commodity Brokers

O comportamento do mercado de borra e ácidos graxos no mês de Maio não foi muito diferente de abril. A oferta dos dois produtos permanecem restrita e segue sendo comercializado a níveis históricos. Dois fatores explicam este aperto. O primeiro e principal foi o corte de 3% na produção de biodiesel que restringiu o processamento de 3,25 milhões de toneladas de soja grão por bimestre, resultando numa produção menor de borra. O segundo, está relacionado a qualidade do grão que as indústrias estão processando neste momento. Conhecida como ‘soja verde’, é uma soja nova que acabou de ser colhida, e por isso apresenta baixa acidez fazendo com que a geração de borra seja ainda mais curta.

Não enxergamos nenhuma mudança expressiva no mercado, porque os dois motivos acima citados que levaram os preços da borra e ácidos graxos a baterem recorde histórico, vão permanecer pelo menos até Agosto. O corte no biodiesel já foi definido até a edição L81, e em razão do atraso do plantio e colheita da temporada 2020/2021, as indústrias vão continuar recebendo e processando soja verde pelo menos para os próximos três meses. Na média, hoje a borra está sendo comercializado por R$ 1,15kg FOB e o ácido graxo R$ 5,10kg CIF SP, ambos com os impostos inclusos.

Sobre o setor de proteína animal no Brasil, no primeiro trimestre de 2021, o abate de suínos alcançou 12,53 milhões de cabeças, enquanto o de frangos, 1,55 bilhão. Segundo o IBGE, o número representa um crescimento de 4,9% na comparação com o mesmo período de 2020 e de 0,2% na comparação com o 4° trimestre de 2020. O peso acumulado das carcaças registrou 1,15 milhão de toneladas, um aumento de 7,2% em relação ao 1° trimestre de 2020 e de 2,5% em comparação com o trimestre anterior. Este cenário comprova o que foi informado em boletins anteriores a respeito das expectativas para o setor de proteína animal no país. E este expressivo crescimento pressiona ainda mais o preço do ácido graxo de soja que é um dos principais insumos usado na formulação de ração animal.

Fonte: Aboissa News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »
×

Olá, como posso te ajudar?

Clique abaixo para falar conosco pelo WhatsApp.

× Como posso te ajudar?