10 fev, 2021
por Daniel Geraldes
130
708

Mercado de Glicerina (Jan/21)

Mercado de Glicerina (Jan/21)

Por Bruno Noronha | Aboissa commodity Brokers

O último leilão de Biodiesel realizado em dezembro de 2020 (L77), responsável em cobrir a demanda nacional de diesel dos meses de janeiro e fevereiro de 2021, não foi o suficiente para estimular grandes embarques de Glicerina 80%. Nem mesmo a alta taxa do dólar foi capaz de atrair as atenções dos produtores brasileiros, que optaram em segurar volume e/ou vender no mercado interno que estava remunerando mais que o mercado internacional. O ano de 2020 fechou com um volume total vendido de 475,6k/MT de Glicerina, esse montante é 17% superior ao resultado acumulado de 2019.

O principal destino da Glicerina brasileira foi a China. O mercado de Glicerina começou 2021 andando de lado, porque parte dos fornecedores resolveram manter a política de não ceder a pressão chinesa por preços mais baixos.

A Indonésia aumentou a produção interna de Biodiesel consideravelmente, saindo do programa B20 e avançando para o audacioso B30 no início de 2020. Com a forte produção de Biodiesel no vizinho asiático, a China conseguiu negociar grandes volumes com preços bem competitivos e por isso os chineses passaram a pressionar o mercado brasileiro, que por sua vez, grande parte dos produtores optaram em não vender e estocar produto.

Neste momento o mercado espera o resultado do L78 para saber qual será a estratégia do mercado. Hoje os compradores querem pagar na Glicerina 80% o preço de US$ 310-330/MT CIF, mas do lado dos fornecedores, não há ofertas de venda neste momento. Sobre a Glicerina Refinada, os embarques tem ocorrido nos níveis de USD570/MT à granel e em tambores USD650/MT CIF – porto de destino.*

*As informações acima referem-se ao mês de janeiro de 2021.

Fonte: Aboissa News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »