23 fev, 2021
por Daniel Geraldes
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Millennials: os novos clientes do mercado de animais de estimação

As tecnologias marcaram um antes e um depois em nossa sociedade. Os hábitos de consumo e estilos de vida mudaram drasticamente e podemos ver isso no que hoje caracteriza cada geração. A realidade é que as novas gerações se adaptam com mais facilidade às tecnologias e, por consequência, criam novas formas de utilizá-las. Cada geração nasce em contextos diferentes, então é normal que hoje cada uma tenha seu nome: millennials , geração z , baby boomer , etc.
A importância de classificar as gerações é que cada geração define um tipo de cliente. Os clientes desejam determinados produtos de acordo com variáveis ​​psicossociológicas, geracionais e históricas. Portanto, o objetivo das empresas é satisfazer essas demandas com produtos que se adaptem a diferentes nichos.

Millennials
Em particular, o que nos interessa são os chamados Millennials , ou seja, todas aquelas pessoas nascidas a partir dos anos 80, que se caracterizam por ser uma geração digital, hiperconectada e com elevados valores sociais e éticos. É a geração mais comprometida com seus animais de estimação e que atualmente mais investe neles: produtos de beleza, acessórios, creche e veterinária, e também em alimentação.
É fundamental levar em consideração os Millennials porque hoje são jovens que lideram tendências no mercado e, logicamente, são seguidos por outras gerações. São muitos nichos específicos e isso permite ao mercado lançar cada vez mais produtos novos, melhores e especializados para estas gerações. Entre eles, os úmidos com carnes super premium e diferenciais.

Os Millennials buscam oferecer o melhor para o seu animal de estimação, principalmente no que diz respeito à alimentação. Pesquisas indicam que 86% dos Millennials preferem uma refeição natural, com ingredientes orgânicos e saudáveis.

Por se preocuparem com que seus animais de estimação comam coisas saudáveis, eles observam de onde vêm, ou seja, os processos dos desenvolvedores do produto. Por isso, buscam empresas sustentáveis ​​e comprometidas com o cliente, o meio ambiente e a sociedade.

A percepção dos Millennials
O que distingue os Millennials é que eles privilegiaram a humanização dos pets. Esses consumidores consideram que seus animais de estimação fazem parte de sua família e exigem os mesmos valores para si. Procuram produtos que não só satisfaçam as necessidades nutricionais, mas também que neles encontrem individualização, conforto e qualidade.

A razão por trás de ter um animal de estimação é que a maioria dos Millennials os vê como uma experiência que os preparará para futuros pais. Três quartos dos Millennials têm gatos ou cachorros e, em muitos casos, mais de um. A pesquisa de mercado mostra que 82% dos Millennials que têm animais de estimação preferem ter um animal de estimação antes de se tornarem pais, porque isso ‘prepara você para a próxima etapa’.

Isso muda a percepção que as pessoas têm dos animais e também as possibilidades que as empresas podem oferecer aos clientes. Produtos novos, mais sofisticados e complexos estão surgindo no mercado, como alimentos úmidos. Eles procuram produtos frescos e naturais, semelhantes aos produtos que um ser humano gostaria, como o patê.

Anualmente, US $ 70 bilhões são gastos na indústria de animais de estimação (cuidados e alimentos). Nos EUA, 66% das famílias têm um ou mais animais de estimação. Esta é uma consequência direta desta nova geração que está disposta a gastar grandes somas de dinheiro para dar o melhor aos seus animais de estimação, provocando o crescimento global da indústria.

Baby boomers
Por sua vez, a geração Baby Boomers também é importante quando se pensa nas tendências de mercado. São todas aquelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964, depois que a taxa de natalidade explodiu no final da Segunda Guerra Mundial.
Na última década, tornou-se o grupo com mais animais de estimação. Em apenas dez anos, o percentual cresceu de 27 a 32% em cães e gatos. Em particular, o cão foi escolhido como companheiro ao longo desses anos. E, em geral, essa geração tende a adotar filhotes assim que seus cães morrem. Ou seja, eles continuam sendo donos de animais de estimação.

Atualmente, todos os tipos de clientes devem ser levados em consideração para entender quais produtos precisam ser desenvolvidos para o contexto em que vivemos. Os hábitos de consumo e estilos de vida das gerações afetam tudo: tipo de produto, embalagem, fórmulas, ingredientes diferenciais, reclamações de produtos, marketing e tendências, canais de vendas e logística.

Allextruded News
Fonte: WMG – https://wmg-pet.com/

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