8 jul, 2020
por Daniel Geraldes
120
615

Ministra defende relação entre agro e meio ambiente

Para Tereza Cristina , o agro não precisa das terras da Amazônia.

Ter uma boa relação com o meio ambiente tem se tornado de extrema importância para mercados externos que se relacionam com a produção agropecuária brasileira. Sendo assim, pensar na sustentabilidade do setor é imprescindível para que acordos continuem sendo realizados, coisa que se depender da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Teresa Cristina, ganhará cada vez mais destaque.

Em entrevista cedida ao jornal Estadão, a ministra afirmou que o agro não precisa das terras da Amazônia, motivo de muitos debates internacionais. “Eu sou uma defensora intransigente de se zerar o desmatamento ilegal”, afirmou, complementando que o setor tem crescido nas áreas já desmatadas e a Amazônia, com seu clima e terras diferentes das demais regiões, não é atraente, além de não contar com infraestrutura logística.

“Nossa tecnologia de agricultura foi feita para regiões como o cerrado, para o Sul e Sudeste. E essa tecnologia muda conforme a região”, pontuou.

Críticas. Segundo ela, parte das críticas ao País está relacionada aos interesses comerciais e de concorrência, afirmando que os bancos brasileiros deviam reduzir seus juros ao setor, em vez de criticar políticas ambientais do governo, e que o agro, em meio à pandemia, tem ampliado exportações e consumo interno.

Desenvolvimento. No que se refere ao desenvolvimento de áreas utilizadas pelo agronegócio na Amazónia, Tereza Cristina levantou que hoje, “não precisamos nem incentivar (a não utilização). Se você olhar o nosso desenvolvimento nesses últimos anos na pecuária, por exemplo, vai ver que o setor teve um aumento enorme de produtividade, mas não de área utilizada, e assim acontece com toda a agricultura”

Ainda de acordo com a ministra, nos últimos 40 anos, a área plantada cresceu 32%, enquanto a produtividade aumentou 385%. Contudo, isso se deve a pesquisa e a tecnologia. “Preservar o meio ambiente é uma condição fundamental para o agricultor e ele está mais consciente disso”, ponderou.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »