19 jan, 2021
por Daniel Geraldes
130
1148

O que esperar do Mercado Pet Food Brasileiro em 2021?

O QUE ESPERAR DO MERCADO PET FOOD BRASILEIRO EM 2021?

POR: ERIKA STASIENIUK E LUDMILA BARBI

Um novo ano se inicia e uma grande agitação é percebida no setor pet food. Baseado nos dados projetados pelo Instituto Pet Brasil o setor de serviços e produtos para animais de estimação deve crescer até pouco mais de 6% em 2021; o que nos deixa ainda mais animadas, visto que segundo dados da ABINPET em 2020, o faturamento desse mercado foi cerca de R$ 22,3 bilhões de reais, superando a marca dos anos anteriores, mesmo em situação de pandemia e recessão econômica que estamos vivendo.

Diversos são os fatores que impulsionam os números desse mercado, mas como somos atuantes e apaixonadas pelo setor pet food, podemos destacar dois pontos que chamam nossa atenção para o “boom” no setor: o aumento do número de cães e gatos domiciliados, o que faz com que o consumo de comida para pets aumente em valores absolutos; e a mudança do status que eles tem na casa dos brasileiros para membros da família, assim, eles recebem produtos que vão além das suas necessidades básicas, mas produtos que demonstram o afeto dos seus tutores.

Diante deste cenário, surge o grande interesse de investidores para entrar nesse setor, e recebemos demanda de serviço de consultoria técnica para atender a este público tão diversificado, que vai desde grandes empresas consolidadas que já atuam no setor, grandes empresas já estabilizadas em outros negócios e que querem entrar para o setor pet food, pequenos empresários, e até mesmo de pessoas físicas que querem vender algum petisco em pequena escala.

Para 2021 prevemos uma diversidade ainda maior de produtos para a alimentação de cães e gatos disponíveis no mercado, e isso será impulsionado pela recente portaria 196, de 8 de janeiro de 2021 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) que isenta de registro de estabelecimento junto ao MAPA as cozinhas que produzem alimentos naturais congelados ou desidratados para animais de companhia. Acreditamos que com isso o número de pessoas fazendo comida caseira irá crescer exponencialmente, e por isso investir em consultorias para o desenvolvimento desses alimentos será uma maneira das empresas demonstrarem sua credibilidade e compromisso em colocar no mercado produtos seguros e balanceados destinados exclusivamente à alimentação de cães e gatos.

Acreditamos também na individualização dos alimentos para pets, cada vez mais a tendência é a personalização de produtos de acordo com as necessidades específicas de cada animal. Entendemos até aqui que os profissionais e empresas que atuam com nutrição de cães e gatos, precisam estar mais do que nunca atualizados e preparados para desenvolver produtos, conhecer processos de fabricação e/ou realizar atendimentos que levem em consideração as necessidades desse público tão diverso, e que tenha muita clareza e transparência em sua comunicação com o cliente.

Esclarecer para o tutor qual o diferencial dos produtos que ele pode oferecer ao seu pet é algo fundamental para esse momento que vivemos, assim ele ganha autonomia para realizar melhores escolhas alimentares para seus pets, não apenas se baseado em tendências e modismos, mas entendendo aquilo que é seguro e saudável para seu animal de estimação.

*Erika Stasieniuk é Zootecnista e Doutora em Nutrição e Alimentação de cães e gatos pela UFMG. É sócia fundadora da SFA Consultoria que tem como objetivo ajudar as empresas de alimentos e ingredientes para cães e gatos a desenvolverem seus produtos e fabricarem um alimento seguro e de qualidade.

**Ludmila Barbi é Médica Veterinária e Mestre em Nutrição e Alimentação de cães e gatos pela UFMG. É sócia fundadora da Bem Nutrir que realiza atendimento clínico nutricional, formulando dietas “naturais” completas e personalizadas.

Uma resposta para “O que esperar do Mercado Pet Food Brasileiro em 2021?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »