13 jan, 2020
por Daniel Geraldes
121
2681

Óleo de aves: alternativa nutricional para suínos

Subproduto é majoritariamente composto por ácidos graxos insaturados.

Um dos maiores investimentos dentro da produção de suínos está na nutrição. Com os preços do milho, farelo de soja e de fontes convencionais de lipídios em constante oscilação, os produtores precisam buscar estratégias para não sofrerem perdas na rentabilidade do insumo.

Entre os mais importantes nutrientes está a gordura. Esta pode ser proveniente de diversas fontes, como graxa, sebo, óleos vegetais (canola, milho, soja) e misturas de óleos vegetais com gorduras animais.

Frente a isso, alternativas de óleos e gorduras têm sido procuradas para garantir mais estabilidade nos custos da produção. Uma alternativa promissora, de acordo com uma publicação da BRF Ingredients, é o óleo de aves, extraído a partir de subprodutos do abate de aves, como vísceras, miúdos e retalhos de carne.

Para obter deste subproduto, a matéria-prima é levada ao processo de cocção, sendo o óleo extraído em seguida por prensagem. O rendimento de óleo varia entre 1,3% e 1,6% do peso da ave. Esta faixa, entretanto, pode ter variação devido a fatores como o sexo das aves, a idade e o peso no ato do abate.

Mais sustentável. Mesmo sendo proveniente de fonte animal, o óleo de aves é majoritariamente composto por ácidos graxos insaturados, contendo apenas 27,5% de saturados. Além disso, a fabricação deste subproduto evita o desperdício e valoriza os nutrientes presentes nos resíduos que poderiam ser descartados das aves.

Fonte: BRF Ingredients

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »