19 jun, 2018
por Daniel Geraldes
54
1464

Países emergentes passaram a importar mais do Brasil nos últimos anos, diz estudo

Volume de embarques para os países desenvolvidos também teve crescimento.

Os países desenvolvidos reduziram seu percentual de compra de produtos do agronegócio brasileiro, entretanto, o Brasil ganhou ao longo dos anos novos aliados: os países emergentes. As compras de quem está em desenvolvimento foram intensificadas, somente a China aumentou o consumo de 3,7% para 8%.

A crescente mostra um aumento de 39,6% para 48,2%, no total do que é exportado pelo Brasil, entre 2001 e 2007. Os dados fazem parte do estudo Intercâmbio Comercial do Agronegócio – Principais Mercados de Destino, apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na última semana.

O total das exportações do País no setor saltaram neste período de US$ 23,9 bilhões para US$ 58,4 bilhões. O volume para os países desenvolvidos também teve um crescimento, em média com 20% ao ano.

O desempenho, segundo o secretário de Relações Internacionais do MAPA, Célio Porto, é devido ao crescimento da produção, enquanto o restante foi gerado pelo aumento dos preços das commodities agrícolas.

“O Brasil tem grande potencial de crescimento no setor porque ainda tem poucas relações comerciais com grandes países consumidores, como Índia e Indonésia, que juntos, têm população de quase 1,5 bilhão de habitantes. Um dos destaques é a Rússia. Irã e Venezuela também se sobressaíram nos últimos anos, com crescimentos anuais próximos a 30%”, pontua o secretário.

O MAPA declara que tem buscado facilitar as importações de fertilizantes, o que, segundo Porto, é um dos principais vilões da crise dos alimentos. O primeiro passo apontado pelo secretário foi o incentivo à formação de consórcios ou condomínios de compradores para baratear o custo do frete.

Fonte: ANBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »