8 ago, 2018
por Daniel Geraldes
43
2753

Palatabilizantes – Ingrediente essencial em Pet Food

Antes de falar sobre o processo de recobrimento da ração gostaria de entrar em tema muito importante desta etapa de produção, que são os ingredientes utilizados nos equipamento e os principais fornecedores do mercado.

Durante o processo de produção de ração temos uma etapa na qual iremos fazer com que a ração se torne mais atrativa para os animais comeram, nessa etapa temos uma boa quantidade de produtos que irá estimular o olfato dos animais e fazer com que eles comam o produto.

É certo que se o animal não demonstrar interesse pela ração já em uma primeira apresentação, as possibilidades de o dono comprar novamente a mesma marca são praticamente nulas. Ainda há fabricantes que não usam palatabilizantes, principalmente nas rações econômicas, o insumo pode ser um grande diferencial para os cães e gatos.

Além do crescimento do mercado com o maior poder aquisitivo de classes sociais como a “C” e “D”, também é inegável que a crescente preocupação com saúde e bem-estar vem refletindo a maneira como as pessoas criam seus animais e determinam as escolhas sobre os produtos e alimentos. Diante disso, houve um salto no desenvolvimento de alimentos de primeira linha e voltados para demandas específicas, como porte, pêlo, idade, raças e outras especificidades.

Esses palatabilizantes são produzidos a partir de resíduos da indústria de abate de frangos, os principais ingredientes são o fígado e as vísceras que a sofrem uma modificação bioquímica conhecida como papa, após essa etapa adiciona-se certa quantidade de água e a enzima que nada mais que um agente na qual irá quebrar as moléculas desses resíduos em partes menores.

Tornando assim esse produto disponível para transforma em outros produtos. Segue o link de um vídeo que mostra o processo de forma bem simples (Vídeo Hidrólise Enzimática). Nós fazemos esse processo durante o processo de digestão dos alimentos liberando unidades menores que possam ser absorvidas e utilizadas pelas nossas células.
Hidrólise Enzimática, ou seja, de uma forma mais simples esse processo consiste em pegar todos esses resíduos separadamente ou não, triturar todos eles de forma que vire uma

A mensuração da palatabilidade é ferramenta sempre presente em todas as inovações da indústria de palatabilizantes. Testes de palatabilidade proporcionam respostas a vários alvos como ferramenta para a pesquisa: avaliar um novo processo, ingrediente, efeito de ingrediente cru ou efeito da combinação de vários fatores (efeito de incremento na dosagem de um aminoácido ou de uma reação aromática, efeito de um aroma em pó); avaliar produtos e equipamentos; posicionar um novo produto da empresa frente aos já existentes e aos produtos dos competidores (BELAVOINE, 2005 apud ROQUE, 2007). A palatabilidade do alimento torna a relação homem e animal agradável, já que a refeição é um momento de bem-estar, que passa a ser muitas vezes a principal fonte de comunicação entre ambos.
Uma pequena entrevista sobre o Palatabilizantes e comportamento animal na hora de come.

(Saúde Animal: Palatabilizantes_Prof Rodolfo)

Fonte: Portal R2S

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »