13 out, 2020
por Daniel Geraldes
122
441

PIB Agro registra alta de 6,75%

Agroindústria foi o único segmento do setor a apresentar queda.

Mais uma vez, o Produto Interno do Bruto (PIB) do agronegócio registrou alta. O saldo positivo chegou a 6,75% e foi observado entre os meses de janeiro e julho deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. Os dados foram analisados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A safra recorde de grãos foi um dos impulsionadores destes números. A alta produtividade tem garantido o atendimento à crescente demanda internacional e ao mercado doméstico, e pelas exportações, diante do “efeito China”, que favoreceu a rentabilidade e a competitividade do setor com a desvalorização do Real frente ao dólar.

Dentro da porteira. A atividade primária apresentou alta de 18,46%. Serviços e insumos tiveram expansão de 6% e 2,4%, respectivamente. Apenas a agroindústria teve queda no acumulado do ano, de 0,37%, ainda reflexo dos efeitos da Covid-19, sendo o elo mais afetado.

No ramo agrícola, a alta foi 4,3%, refletindo principalmente os preços maiores. Já a cadeia produtiva da pecuária teve elevação de 12,25% de janeiro a julho, com expansão significativa em todos os elos, impulsionada pela valorização das proteínas animais, sendo que em julho o movimento de alta foi intensificado.

Fonte: CNA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »