25 set, 2020
por Daniel Geraldes
122
3332

PIB do agro acumulou alta de 5,3% até junho

Segundo instituições, avanço foi puxado pelo segmento primário.

Em contínua expansão, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro apresentou nova taxa de crescimento. Segundo os cálculos realizados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP) até junho de 2020 PIB do setor aumentou 5,3%, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com as instituições, avanço foi puxado pelo segmento primário (‘dentro da porteira’), que cresceu 14,91% de janeiro a junho, seguido por serviços (4,76%) e insumos (1,69%). Contudo, neste mesmo cenário de análise, a agroindústria, afetada com maior intensidade pela pandemia, registrou queda de 0,76%.

“Pelo lado da oferta, a volumosa safra de grãos tem garantido atendimento à crescente demanda internacional pelos produtos do agronegócio brasileiro, impulsionada também pela desvalorização do Real frente ao dólar”, avaliam as instituições.

Já no que tange à pecuária, como informamos anteriormente aqui no portal, setor também demonstrou crescimento, com alta 10,41%, também graças aos bons preços das proteínas. “Embora alguns preços do ramo pecuário tenham sido pressionados para baixo diante da pandemia de Covid-19 em abril e maio, em junho houve recuperação”, explicam.

A CNA e o Cepea ainda pontua que, apesar da pandemia e dos efeitos negativos significativos em diferentes momentos do ano, “os instrumentos de políticas públicas voltados à garantia de renda aos mais impactados pela crise, têm garantido também sustentação da demanda doméstica por produtos agrícolas e agroindustriais”, o que explicaria o aumento de ,31% do PIB do agronegócio somente em junho.

Fonte: Anffapas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Graxaria
  • Óleos e Gorduras
  • Pet Food
  • Aqua Feed
  • Animal Feed
  • Espuma
Aguarde...

Cadastre-se

Aguarde...

Esqueci minha senha

Aguarde...
Translate »